You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antônio Suárez [UNESP]-
dc.contributor.authorArruda, Beatriz Quirino-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:47Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:38Z-
dc.date.issued2007-04-11-
dc.identifier.citationARRUDA, Beatriz Quirino. Uma idéia na cabeça e um curso na mão: processos cognitivos de projeção (metáforas, parábolas e analogias) na construção do texto escrito. 2007. 181 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103602-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103602-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de um projeto de curso de Língua Portuguesa, focado na atividade escrita interativa e criativa. Aplicado a uma turma de estudantes de Economia, teve como objetivo principal que os alunos escrevessem artigos, explicando e/ou analisando termos específicos da economia, a partir dos processos de projeção, tais como metáfora, analogia e parábola, sem o uso do jargão específico. O arcabouço teórico que nos permitiu montar e realizar este curso foi o da Ciência Cognitiva, que entende tais processos como presentes não só na linguagem literária, mas essencialmente na linguagem cotidiana, constituindo, portanto, a maneira como articulamos o pensamento, a linguagem e as nossas ações.pt
dc.description.abstractThis work is the result of a Portuguese Language Course Project, focused on interactive and creative Writing. The project was applied to an Economy student’s class. The main goal was to make the students write articles, in which they, without using the specific economy jargon, explain and/or analyse economy specific terms and concepts, taking into consideration the Projection Process Theory - as proposed by the Cognitive Science -, in which concepts such as metaphor, analogy and parable are understood to be present, not only in literature language, but essentially in our everyday language, defining, thus the way we construct our thoughts, the way we use our language, and the way we act.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent181 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguistica - Pesquisapt
dc.subjectLingua portuguesa - Analogiapt
dc.subjectLinguagem e educaçãopt
dc.titleUma idéia na cabeça e um curso na mão: processos cognitivos de projeção (metáforas, parábolas e analogias) na construção do texto escritopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filearruda_bq_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000543712-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.