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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103604
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dc.contributor.advisorNascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]-
dc.contributor.authorCastro, Adriane Belluci Belório de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:47Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:38Z-
dc.date.issued2007-03-09-
dc.identifier.citationCASTRO, Adriane Belluci Belório de. O discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. 2007. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103604-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103604-
dc.description.abstractO discurso jornalístico constitui, para a sociedade contemporânea, um poderoso instrumento de construção e disseminação de valores cognitivos e passionais, de modo que, no âmbito político, esse fazer tende a ser mais intenso e, conseqüentemente, mais evidente, em períodos que envolvem campanhas eleitorais para a presidência de uma nação. Tal panorama temático sustenta a presente pesquisa que, embasada na teoria semiótica greimasiana, busca (re)construir, por meio de diferentes gêneros textuais que compõem o jornalismo impresso - representado aqui pelos periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Istoé e Veja - a identidade do sujeito Luiz Inácio Lula da Silva no papel temático de candidato à presidência da República durante a disputa eleitoral de 2002 (especificamente no período de junho a outubro). Para tanto, recorre-se à categoria de sujeito a fim de abordá-la nas dimensões cognitiva, pragmática e passional e, a partir disso, verificar como se realiza textualmente a imagem do candidato para o (e)leitor por meio do discurso jornalístico impresso.pt
dc.description.abstractThe journalistic discourse consists of a powerful tool in the construction and dissemination of passional and cognitive values in contemporary society, so that, in political scope, this persuasive doing tends to be more intense and, consequently, more evident, in periods that involve electoral campaigns to the presidency of a nation. Such thematic scenery sustains the present research that, based on Greimasian Semiotic Theory, tries to (re)construct, by means of different textual genres that compose the press journalism - represented here by the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo, and by the magazines Istoé and Veja - the identity of the subject Luiz Inácio Lula da Silva in the thematic role of candidate to the Republic Presidency during the 2002 electoral dispute (specifically in the period from June to October). To attain this, it is used the category of subject in order to approach it in the cognitive, pragmatic and passional dimensions and, from this, verify how does it textually realize the candidateþs image to the voter/reader, by means of press journalism discourse.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent262 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945-pt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectSemioticsen
dc.titleO discurso jornalístico impresso na construção de um sujeito político: o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silvapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastro_abb_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000491923-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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