You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRezende, Letícia Marcondes [UNESP]-
dc.contributor.authorCastrequini, Valéria da Fonseca-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:39Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:47Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:39Z-
dc.date.issued2007-05-07-
dc.identifier.citationCASTREQUINI, Valéria da Fonseca. Cursos de licenciatura em Letras: a prática de ensino sob o enfoque interdisciplinar. 2007. 176 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103611-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103611-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma análise de cursos de Licenciatura em Letras com vistas a identificar as diferentes maneiras como o conteúdo é trabalhado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Lingüística, bem como o reflexo desse trabalho nas disciplinas/componentes curriculares de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. O conceito norteador dessa pesquisa é o de interdisciplinaridade em associação aos binômios teoria/prática e ensino/pesquisa de maneira que transitemos entre experiências profissionais, teorias acadêmicas, significações e preceitos legais no território dos três modelos básicos de instituições de ensino presentes hoje no Brasil: a instituição particular isolada, a instituição privada inserida em um centro universitário e a instituição pública. Ressaltamos que nossas análises não se pautam por definições pré-concebidas de melhor ou pior, adequado ou inadequado, mas – ao contrário – procuram estimular reflexões sobre o processo interdisciplinar, a articulação entre teoria e prática e a indissociabilidade ensino-pesquisa, reflexões essas que não se esgotam neste trabalho, mas que pretendem colaborar com estudos posteriores.pt
dc.description.abstractThis thesis proposes to analyze the Licensure Courses of Languages and Literatures viewing to identify the different ways which the content is developed in the disciplines of Portuguese Language and Linguistics. Moreover to verify how this development reflects upon the disciplines/curricular components of the Supervised Training and Teacher Training. The guiding concept of this thesis is Interdisciplinarity associated to the binomials theory/practice and teaching/research. Furthermore this enabled the transit among professional experience, academic theories, significations and legal precepts within the three current basic educational institutions in Brazil: isolated private institution, private institution inserted in a university center and public institution. It is important to point out that the analyses in this thesis are not sustained by pre-conceived definitions of the best or worst, adequate or inadequate. On the contrary the intention is to encourage reflection concerning the interdisciplinary process, the articulation between theory and practice and the inseparability of teaching – research. Even though the reflections have not been exhausted in this thesis, it is intended to collaborate for further studies.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent176 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.titleCursos de licenciatura em Letras: a prática de ensino sob o enfoque interdisciplinarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastrequini_vf_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000552724-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.