You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Marcela Verônica da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:42Z-
dc.date.issued2013-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, Marcela Verônica da. O poema “Vila Rica” e seu Fundamento Histórico: engenho do poeta e arte do letrado. 2013. 255 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103635-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103635-
dc.description.abstractEsta tese propõe ser continuação do trabalho realizado no mestrado intitulado Constância da retórica, mudança de estilo: a obra acadêmica de Cláudio Manuel da Costa (2009), o qual estabeleceu um corpus de parte da obra do poeta mineiro, produzida por ele na condição de integrante do corpo de acadêmicos supranumerários da Academia Brasílica dos Renascidos, em 1759, e, a partir dessa coleta, realizaram-se estudos acerca da retórica e da poética que orientaram esses trabalhos. Ora, visando a determinar os elementos essenciais para a construção do poema “Vila Rica”, publicado em 1839, contextualizou-se o período de transição barroco- árcade e procedeu-se a uma analise documental, pela qual foram colocados em debate os textos- suporte que embasaram a produção do poema e do “Fundamento Histórico”, preliminação que acompanha a obra. Em outra perspectiva, tratando já de questões internas ao texto poético, procurou-se analisar sua estrutura a partir de uma classificação que o enquadrasse no modelo geral de um poema épico. Deste modo, o conceito de epopeia foi debatido em sua estrutura geral. As discussões que se seguem ampliam os estudos acerca das atividades dos acadêmicos e permitem observar as múltiplas faces do letrado, autor do poema “Vila Rica”. Confrontando o poema ao seu “Fundamento Histórico”, estabeleceu-se como tese defender a presença dos dados documentais que mitificam o objeto do poema e denunciam a relação entre a composição da obra “Vila Rica” e a participação do seu autor como acadêmico correspondente da capitania das Minas Gerais na Academia Brasílica dos Renascidos (1759). Assim, o primeiro capítulo trata do Arcadismo, ressaltando a necessidade de um olhar filológico e crítico sobre o texto do “Fundamento Histórico” e da exposição dos panoramas histórico...pt
dc.description.abstractThis thesis proposes to be a continuation of the work carried out in the Master entitled: “Constância da retórica, mudança de estilo: a obra acadêmica de Cláudio Manuel da Costa (2009)”, in which a corpus of texts, produced by Cláudio Manuel da Costa when he was a member of the Academia Brasílica dos Renascidos, was established and, starting from this corpus, studies were conducted on the rhetoric and the poetics that guided these works. Thus, in order to determine the essential elements for the construction of the poem “Vila Rica”, published in 1839, this work contextualizes the transition of barroco-árcade and then a documental analysis, consisting on the discussion around the support texts that based the production of the poem and the “Fundamento Histórico”, the preliminary text that accompanies the work, was performed. In contrast, dealing with internal issues about the poetic text, it was attempted to analyze its structure from a classification that fits in the general model of an epic poem. Thus, the concept of epic poem was discussed in its general structure from this perspective. The discussions realized expand the studies about the activities of the academics and allow observing the multiple faces of the erudite, author of the poem “Vila Rica”. Confronting the poem a and the “Fundamento Histórico”, it was established as a thesis the defense of the presence of a documental information that mythicizes the object of the poem and indicates a relation between the composition of “Vila Rica” and the participation of its author as a correspondent academic of the region of Minas Gerais in the Academia Brasílica dos Renascidos (1759). Thus, the first chapter deals with Arcadism, emphasizing the necessity of a philological and critical look about the text “Fundamento Histórico” and the exposition of... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent255 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCosta, Claudio Manuel da 1729-1789pt
dc.subjectAcademia Brasílica dos Renascidospt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectPoeticapt
dc.subjectMitopt
dc.subjectHistorypt
dc.titleO poema “Vila Rica” e seu Fundamento Histórico: engenho do poeta e arte do letradopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000720184.pdfpt
dc.identifier.aleph000720184-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.