You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntunes, Benedito [UNESP]-
dc.contributor.authorYazlle, Senise Camargo Lima-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:43Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:43Z-
dc.date.issued2009-02-02-
dc.identifier.citationYAZLLE, Senise Camargo Lima. Vozes de criança: o discurso de auto-afirmação na literatura infantil de Ana Maria Machado. 2009. 392 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103638-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103638-
dc.description.abstractCom o objetivo geral de contribuir para a história, teoria e crítica da literatura infantil brasileira, proponho-me, nesta tese, a realizar um estudo da representação da criança enquanto personagem da literatura infantil de Ana Maria Machado. De um ponto de vista teórico, adota-se a concepção lingüística dialógica de Bakhtin, afinada com a proposta estética da literatura infantil, “como aquela que também pode ser lida pela criança”. Do ponto de vista da infância, adota-se a visão sociológica de caráter marxista de Walter Benjamin, bem como de seus discípulos no Brasil, que concebem a criança como um ser histórico, cultural e social, capaz de quebrar com o “adultocentrismo”, na medida em que cria e transforma seu próprio discurso. De acordo com essas concepções teóricas, conclui-se que a personagem-criança representada em toda a literatura infantil de Ana Maria Machado é aquela que se auto-afirma pela sua subjetividade, ou seja, pela maneira de explorar seu mundo exterior em consonância com seu mundo interior, baseada na reflexão sobre si mesma e sobre seu mundo circundante.pt
dc.description.abstractWith the general purpose of contributing for the Brazilian juvenile literature’s history, theory and criticism, I intend in this thesis to make a study of the child’s representation as a character of Ana Maria Machado juvenile literature. From a theorist point of view, it is adopted the dialogical linguistic conception of Bakhtin, according to the esthetical purpose of juvenile literature as “that one which can be read by children”. From the childhood point of view, it is adopted the Marxist sociological view of Walter Benjamin as well as his disciples in Brazil who understand a child as a historical, cultural and social being able of break with the “adultcentism” when creates an transforms his or her own speech. According to the theorist conceptions, it is concluded that the children-character represented in all the juvenile literature of Ana Maria Machado are those ones who affirm themselves by their subjectivity, in other words, by the manner of explore their external world in consonance with their internal world based on the reflection about themselves and their surrounding world.en
dc.format.extent392 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectAuto-afirmaçãopt
dc.subjectJuvenile Literatureen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectSelf-affirmationen
dc.titleVozes de criança: o discurso de auto-afirmação na literatura infantil de Ana Maria Machadopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileyazlle_scl_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000584984-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.