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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103644
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dc.contributor.advisorEsteves, Antonio Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorFiori, Luis Eduardo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:43Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:43Z-
dc.date.issued2013-06-18-
dc.identifier.citationFIORI, Luis Eduardo. Juana Inés de La Cruz: literatura e emancipação. 2013. 267 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103644-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103644-
dc.description.abstractO presente trabalho visa a dois objetivos principais: o primeiro é prover os estudos sorjuanísticos com uma nova abordagem ao aparato retórico, filosófico, mitológico e simbólico de que a poeta lançou mão para compor sua obra que abrange poesias lírica e sacra, assim como prosa epistolar e dramaturgia, a fim de disponibilizar, principalmente para o estudioso brasileiro, mais uma fonte de pesquisa para a análise da obra e da vida da poeta barroca mexicana. O segundo objetivo é discutir, através da técnica de desvendamento de imagem que Octavio Paz usa em Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe, o perfil ideológico da autora a partir de um apanhado de poemas, trechos de prosa e loas de autos sacramentais selecionados por apresentarem um marcado teor crítico-social de caráter reivindicativo, a fim de mostrar como Sor Juana se opõe a imposições patriarcais de seu tempo partindo de uma concepção autêntica do papel da mulher na sociedade. Embora os conceitos de ideologia e emancipação não fizessem parte de seu momento histórico, a monja desenvolveu uma engenharia argumentativa que transcende as meras reiterações de arquétipos barrocos e, com ela, lega aos estudos culturalistas do século XX e XXI o gérmen de um livre-pensar que engendra os princípios da emancipação tanto do homem quanto da mulherpt
dc.description.abstractEl presente trabajo mira a dos objetivos principales: el primer es proveer los estudios sorjuanísticos con un nuevo planteamiento al aparato retórico, filosófico, mitológico y simbólico a que la poeta recurrió para componer su obra que abarca poesías lírica y sacra, y, asimismo prosa epistolar y dramaturgia, con la finalidad de disponerle, principalmente al estudioso brasileño, una fuente más de investigación para el análisis de la obra y de la vida de la poeta barroca mexicana. El segundo objetivo es discutir, a través de la técnica de desvendar imágenes que Octavio Paz utiliza en “Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe”, el perfil ideológico de la autora a partir de un recogido de poemas, trechos de prosa y loas de autos sacramentales seleccionados porque presentan un marcado matiz crítico-social de rasgo reivindicativo, para mostrar cómo Sor Juana se opone a imposiciones patriarcales de su tiempo partiendo de una concepción auténtica del papel de la mujer en la sociedad. Aunque los conceptos de ideología y emancipación no formasen parte de su momento histórico, la monja desarrolló una ingeniería argumentativa que transciende las meras reiteraciones de arquetipos barrocos y, con ella, lega a los estudios culturalistas del siglo XX y XXI el germen de un libre-pensar que engendra los principios de la emancipación tanto del hombre como de la mujeres
dc.format.extent267 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectJuana Ines de la Cruz, Sister, 1651-1695 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectIdeologia e literaturapt
dc.subjectPoesiapt
dc.subjectIdeology and literaturept
dc.titleJuana Inés de La Cruz: literatura e emancipaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000744398.pdf-
dc.identifier.aleph000744398-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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