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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Filho, Odil José de Oliveira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Assis, Rodirlei Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:32:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:32:47Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:32:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2008-08-27 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Rodirlei Silva. Cosmopolitismo e literatura em Ferreira de Castro: imagens do Brasil e de Portugal nos romances de um português incompreendido. 2008. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/103672 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103672 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por intuito proceder a uma análise imagológica da obra do escritor português Ferreira de Castro (1998-1974) revelando a densidade literária de uma produção que, por tempos, ficou esquecida no cânone literário português. Para tanto, foram escolhidos cinco romances dentre a lavra do referido escritor, a saber, Emigrantes (1928), A Selva (1930) e O Instinto Supremo (1968), que transfiguram literariamente espaços brasileiros e Terra Fria (1934) e A Lã e a Neve (1947), cuja ambientação ocorre em Portugal. A preferência dada aos romances neste trabalho deve-se ao fato de que, dentre toda sua profícua e diversificada produção escrita, estes são os que mantêm um labor literário mais facilmente detectável, além de promoverem, indefectivelmente, um diálogo intercultural entre Brasil e Portugal, o que faz de Ferreira de Castro autor altamente interessante aos estudos imagológicos. Iniciando sua produção estética no limiar do século XX, Ferreira de Castro não raro, é tido como escritor vinculado a movimentos e ideologias de cunho sociológico e, por isso, não tem figurado em primeiro plano no cânone literário português.Não só porque negou participação em movimentos demarcados, mas, porque julgamos que o labor literário de Ferreira de Castro encontra-se alicerçado na mais alta preocupação estética, ultrapassando quaisquer barreiras ideológicas vincadas e esquecidas com o tempo, buscamos estabelecer um diálogo imagológico entre a autoimagem portuguesa e a heteroimagem brasileira nos romances supracitados, pois, ao fim e ao cabo, desejamos salientar a relevância literária de um escritor que soube, como poucos, ser humanista e estabelecer relações interculturais sem usar de preconceitos. Ao contrário, almejava a comunhão entre os povos de culturas diferentes, espoliados em suas difíceis relações de trabalho. | pt |
dc.description.abstract | The present PhD Doctoral Dissertation deals with an imagological analysis on the novels by the Portuguese writer Ferreira de Castro (1898 – 1974), in order to reveal the stetical density of a literary production, which remained forgotten for a long time in the Portuguese Literature’s canon. Among his novels, one decided to select five of them: Emigrantes (1928), A Selva (1930), O Instinto Supremo (1968), which the unique literary represented setting is the Brazilian one, Terra Fria (1934) and A Lã e a Neve (1947), that bring the reader the Portuguese landscapes as main settings. One choosed the mentioned Ferreira de Castro’s novels as corpus of this Doctoral Disseration, because they manifest an effective literary labor in their internal elaboration. Besides we can affirm that all of them promote an intercultural dialogue between Brazil and Portugal,which makes Ferreira de Castro an exceptional writer for the imagological studies. Ferreira de Castro initiates his career as writer at the beginning of the 20th century.Particularly because of this. Castro is not rarely vinculated with sociological and ideological struggles, facts that positions him on the second step of the Portuguese Literature’s canon. Ferreira de Castro regrets many times participations on vanguardist movements, which forces to turn one´s face also to very highly literary struggles present among the studied novels. As a matter of fact, one cannot consider Castro’s literary works as demarked ideological ones, that could be forgotten with the time, because the stetical worries are more relevant and important in his texts. In this dissertation, one establishes an imagological dialogue between the Portuguese self-images and the Brazilian hetero-images existent in the analysed novels. One aims in this research to prove the literary relevance of an author, who knew like no one to be humanist writer and to establish intercultural relationships without using prejudices. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 231 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Literatura comparada | pt |
dc.subject | Literatura brasileira | pt |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt |
dc.subject | Ferreira de Castro | pt |
dc.subject | Portuguese literature | en |
dc.subject | Comparative literature | en |
dc.title | Cosmopolitismo e literatura em Ferreira de Castro: imagens do Brasil e de Portugal nos romances de um português incompreendido | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | assis_rs_dr_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000566439 | - |
dc.identifier.capes | 33004048019P1 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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