You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFilho, Odil José de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorBulhões, Ricardo Magalhães-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:48Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:48Z-
dc.date.issued2007-12-13-
dc.identifier.citationBULHÕES, Ricardo Magalhães. A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX. 2007. 156 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103678-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103678-
dc.description.abstractA proposta do presente trabalho é observar algumas visões sobre o ensino da literatura na escola brasileira em dois momentos do Século XX. Num primeiro momento, serão analisados dois materiais didáticos dos mais utilizados no ensino da língua e da literatura nos anos de 1930: os livros Educação Literária, de José Guerreiro Murta (1891-1979), e Autores Contemporâneos, de João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Em seguida, a investigação sobre os métodos de ensino da literatura direciona-se à atualidade, analisando, também, duas obras didáticas contemporâneas: o livro Novas Palavras, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, e a Apostila do Curso Anglo, do Ensino Médio.pt
dc.description.abstractThis research was carried out to assess some views about the teaching of literature in Brazilian schools on two occasions of the 20th Century. On the first one, one will analyze two of the most widespread teaching materials for the teaching of language and literature in the 1930s: the textbooks Educação Literária, by José Gerreiro Murta (1891-1979), and Autores Contemporâneos, by João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Afterwards, the investigation into methods of teaching literature leads us to the current age, also analyzing two contemporary textbooks: Novas Palavras, by Emilia Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, and Apostila do Curso Anglo, for Senior High School.en
dc.format.extent156 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt
dc.subjectAntologiaspt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectThe teaching of literatureen
dc.subjectDivision into periodsen
dc.subjectTextbooksen
dc.titleA periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XXpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebulhoes_rm_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000546634-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.