You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFantinati, Carlos Erivany [UNESP]-
dc.contributor.authorCardoso, Rosimeiri Darc-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:48Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:48Z-
dc.date.issued2007-02-09-
dc.identifier.citationCARDOSO, Rosimeiri Darc. Monteiro Lobato: entre o pedagógico e o estético. 2007. 148 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103684-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103684-
dc.description.abstractEste trabalho estuda seis obras de Monteiro Lobato consideradas de cunho educativo, buscando identificar a tensão entre o pedagógico e o estético e levando em conta o fato de que o momento histórico e social brasileiro favorecia a publicação de tais obras. Nesse aspecto, convém ressaltar a correspondência de fatores entre o momento de publicação dessas obras (1933-1937) e o momento em que surgiu a Literatura Infantil no século XVIII. Tal fato explica a influência de uma corrente de pensamento denominada Iluminismo ou Ilustração, que proporcionaria condições para que esse gênero circulasse na sociedade da época. Da mesma forma, nas obras de Lobato em questão, pode-se detectar a presença das mesmas idéias, tendo sempre em vista a busca da divulgação do saber e o progresso. Para este fim, utilizou-se, como ponto de apoio teórico, a tese de Rouanet (1987) de que as idéias do Iluminismo não se extinguiram no século XVIII, mas ainda estão presentes neste momento sob nova perspectiva. Tomouse também, como ponto de apoio, a indicação de Antonio Candido (1993) de que a obra literária apresenta um diálogo entre autor/obra/público, refletindo as estruturas sociais existentes em seu momento de produção. Na análise, foram enfocados os elementos mais importantes das obras, a saber: o narrador, as personagens infantis, as personagens adultas e os conteúdos escolares evocados. Os resultados obtidos indicam a presença dos ideais iluministas na medida em que as obras prezam pela união entre o útil e o agradável, como forma de equilibrar a tensão entre estético e pedagógico.pt
dc.description.abstractThis work studies six books of Monteiro Lobato, considered of an educative approach, trying to identify the tension between the pedagogic and the esthetic, having in consideration the fact that the historic and social moment of Brazil was favor to the publication of such a work. In this manner, is valuable to emphasize the connection of factors between the publication of such works (1993-1937) and the moment when appears Children Literature in the 18th century. This explain the influence of the way of thinking named Enlightenment or Illustration, that provide conditions to the circulation of such kind in that time. In the same manner, in the books of Lobato in question, is detectable the presence of the same ideas, having always in sight the desire to spread knowledge and progress. To this end, was used as point of theory support, the idea of Rouanet (1987) that the ideas of Enlightenment didn't ended in the 18th Century but still are presents under new perspective. Having also as a theory support the indication by Antonio Candido (1993) that the literary work presents a dialogue between the author, the work and the public, reflecting the social structures existing in the time of production. In the analysis, were in focus the most important elements of the work that is: the narrator, the children persons, the adult persons and the school material evoked. The results indicate the presence of the enlightenment's ideas because de books value the alliance between the utility and the pleasant, how to equilibrate the tension between the pedagogic and the esthetic.en
dc.format.extent148 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948pt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectIluminismopt
dc.subjectEstéticapt
dc.subjectEnlightenmenten
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectEstheticsen
dc.titleMonteiro Lobato: entre o pedagógico e o estéticopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecardoso_rd_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000506998-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.