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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103697
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dc.contributor.advisorGilberto, Irene Jeanete Lemos [UNESP]-
dc.contributor.authorFernandes, Frederico Augusto Garcia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:50Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:50Z-
dc.date.issued2003-05-05-
dc.identifier.citationFERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A voz em performance: uma abordagem sincrônica de narrativas e versos da cultura oral pantaneira. 2003. 377 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103697-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103697-
dc.description.abstractEsta tese compreende um estudo da poesia oral pantaneira no momento de sua atualização, ou seja, durante a performance. Para tanto, ela se divide em três partes principais. Na primeira, com base em relatos de viagem, foram identificados embates discursivos entre o narrador e o viajante. A partir desses embates, foi demonstrado como, durante a performance, a presença do auditório exige do narrador uma postura frente àquilo que conta, ou seja, como ele cria uma identidade, que se manifesta pelo discurso da narrativa. Outro ponto discutido diz respeito ao registro da poesia oral pelo viajante, em que enfatizei como elementos ligados à performance foram ignorados e como a transcrição interfere na compreensão do texto oral. Na segunda parte, foram analisados os aspectos discursivos da narrativa oral. Constatei que o narrador cria uma autoridade (relação frente ao auditório) e autoria (atualização do texto que ouviu), pelas quais ele engendra um discurso identitário. A questão das variáveis e invariantes no texto oral foi estudada na terceira parte. Assim, detive-me no estudo das narrativas de enterro pantaneiras. Identifiquei elementos invariantes (origem, anunciação, marcação, provação, desenlace), que congregam algumas variáveis (tipos de origem, formas diferenciadas de anunciação, etc.). Além disso, as narrativas se reorganizam mudando de significado, como constatei com o protoconto, a explicativa, o logro e a descritiva. O último capítulo tratou da performance, em que foi analisada a manifestação da narrativa na performance e, também, alguns dos mecanismos que o narrador emprega para persuadir o seu auditório. Os estudos assim divididos visam a dar uma visão sincrônica da poesia oral, pois partem do texto oral em seu espaço de constituição, levando em conta a voz (identidade e ruído) do narrador.pt
dc.description.abstractThis thesis contains an oral poetry study at the moment of its updating (sometimes subtractions are possible), that is to say, during the performance. For clarification's sake, it is divided in three main parts. In the first part, I identified the discoursive clashes between the narrator and the foreign traveler, based on travelers' reports. After that, it was demonstrated that the audience presence requires from the narrator, during the performance, an attitude about what he tells, i.e., an identity creation manifested by the narrative discourse. Another item is about the oral poetry recorded by the traveler. At this point, I emphasized that some performance features were ignored and that the transcription interferes in oral text comprehension. In the second part, the oral narrative discursive aspects were analyzed. I verified that the narrator creates an authority (the relationship face the audience) and an authorship (the listened text update) by which he engenders an identity discourse. The matter of variables and invariables was studied in the third part. Thus, I detained myself in the study of burial pantaneira narrative. I identified invariable elements (origin, annunciation, marking, probation, epilogue) that have some variables (kinds of origin, different forms of annunciation, etc.). Besides, the narratives reorganize themselves by changing their meanings such as the prototale, the explicative, the bluff and the descriptive, according to my verification. In the last chapter, I discussed the performance. I also analyzed the narrative manifestation in the performance and some of the narrator's mechanisms used to persuade his audience. Divided this way, the studies intend to make a synchronic approach of oral poetry, because they depart from oral text in its composition space taking into consideration the narrator's voice (identity and noise)en
dc.format.extent377 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPoesia narrativapt
dc.subjectLiteratura popularpt
dc.subjectSincronizaçãopt
dc.subjectPantanal Mato Grossense (MS e MT)pt
dc.subjectOral poetryen
dc.subjectPantaneiros narratorsen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectSynchronyen
dc.titleA voz em performance: uma abordagem sincrônica de narrativas e versos da cultura oral pantaneirapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefernandes_fag_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000191465-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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