You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPiteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo [UNESP]-
dc.contributor.advisorArnaut, Ana Paula dos Duarte [UNESP]-
dc.contributor.authorRego, Andréia Régia Nogueira do-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:50Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:50Z-
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.citationREGO, Andréia Régia Nogueira do. O quebra cabeça sobre escombros: o discurso literário e o autoritário em António Lobo Antunes. 2009. 252 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103699-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103699-
dc.description.abstractOs elementos estruturais da narrativa do escritor português António Lobo Antunes tornam-se peças de um quebra-cabeça manipulado pelo autor, que, ao sinalizar para os escombros do contexto histórico reafirma os destroços da forma narrativa. Nesse processo se misturam os discursos jornalístico, político e religioso às vozes dos narradores e das personagens, dando origem a um instigante jogo polifônico. Com os romances Os Cus de Judas (1979), Fado Alexandrino (1983) e Exortação aos Crocodilos (1999), representativos de uma escrita que burla o discurso do autoritarismo, desautorizando-o e desautomatizando-o, enveredamos pelos meandros do grotesco e da ironia para expor os fragmentos de espaços marcados pelos acontecimentos de antes, durante e depois da Revolução dos Cravos e os fragmentos das guerras travadas, também, no interior das personagens.pt
dc.description.abstractStructural elements of the Portuguese writer António Lobo Antunes' narratives are pieces of a puzzle manipulated by an author who tends to turn relative the ruins of historical context and reassert the wrecks of the narrative form. In this process, historical, political and religious speeches mix to the voices of narrators and characters, raising an enticing polyphonic game in which we intend to interact. With the South of Nowhere (1979), Fado Alexandrino (1983) and Exhortation to the Crocodiles (1999), we will go through meanders of irony, parody and grotesque to expose fragments of signed spaces through past events, throughout and after the Carnation Revolution and the wars engaged, also within characters – a space of writing that fools the authoritarianism speech, discrediting it and ending the automatic speech.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent252 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAntunes, Antonio Lobo, 1942- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura portuguesa - História e críticapt
dc.subjectFicção portuguesa - História e críticapt
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt
dc.subjectGrotesco na literaturapt
dc.subjectFragmentação do discursopt
dc.subjectRomance português - História e críticapt
dc.subjectLiterature speechen
dc.subjectAuthoritarian speechen
dc.subjectFragmentationen
dc.subjectPolyphonyen
dc.subjectGrotesqueen
dc.titleO quebra cabeça sobre escombros: o discurso literário e o autoritário em António Lobo Antunespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerego_arn_dr_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000599000-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.