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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104200
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dc.contributor.advisorSaliba, Nemre Adas [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Daniela Coelho de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:33:56Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:33:56Z-
dc.date.issued2010-08-13-
dc.identifier.citationLIMA, Daniela Coelho de. Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental. 2010. 105 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104200-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104200-
dc.description.abstractAs lesões traumáticas dentárias são consideradas em certas partes do mundo um importante problema de saúde pública, não somente porque a sua prevalência é elevada, mas também porque resulta em impacto substancial na qualidade de vida das crianças. O presente estudo avaliou o conhecimento e a atitude dos educadores do ensino fundamental da rede pública de Alfenas/MG, Brasil, sobre as Lesões Traumáticas Dentárias (LTDs) e ainda a prevalência e os fatores de risco entre crianças de 6 a 12 anos. Para tanto foram entrevistados 212 educadores na faixa etária de 23 a 64 anos, sendo que 93,4% apresentavam formação universitária e 25,5% tinham até cinco anos de experiência profissional. Quanto ao treinamento de primeiros-socorros, 34% o haviam realizado durante sua formação acadêmica ou por vontade própria (22,6%). Entre esses, apenas 7,1% haviam recebido treinamento envolvendo o conteúdo das LTDs. Apenas 7,5% estavam satisfeitos com o conhecimento sobre trauma dental e somente 12,3% sentiam-se preparados para atuar frente a essa intercorrência. Somente 10,8% haviam presenciado algum tipo de LTDs. Em relação à busca de auxílio dentro da escola, em caso de trauma dental, 53,3% se direcionariam a diretora e 8% ao cirurgião-dentista da escola. A primeira conduta dos professores frente à fratura e avulsão dentária seria o contato com os pais da criança (63,2% e 58,5%, respectivamente). Frente a um dente avulsionado, 47,2% realizariam a conduta adequada manuseando o dente pela coroa. A maioria dos professores (90,1%) faria um reimplante dental de dentes permanentes, sendo isto feito imediatamente (71,2%). Quanto ao meio de armazenamento do dente avulsionado, 36,3% dos professores acondicionariam o elemento em um líquido, sendo o leite (46,7%) e o soro (24,7%) os mais mencionados. Os meios secos mais citados foram o papel (18,9%) e gaze ou algodão (15,1%)...pt
dc.description.abstractDental traumatic lesions are considered a relevant public health problem in certain parts of the world, not only because their prevalence is high, but also because it results in a substantial impact on children’s life quality. The present study evaluated the knowledge and attitude of public elementary school educators about Dental Traumatic Lesions (DTLs) in Alfenas/MG, Brazil, as well as the prevalence and risk factors among children from 6 to 12 years of age. To achieve this aim 212 educators, ranging from 23 to 64 years of age were interviewed; they had college education (93.4%) and those with up to five years of professional experience (25.5%). With regard to first-aid training, 34% had taken it during their college course or even voluntarily (22.6%). Among those, only 7.1% had taken training involving DTLs content. Only 7.5% were satisfied with the knowledge about dental trauma and only 12.3% felt prepared to take an attitude towards this emergency. Only 10.8% had actually seen some kind of DTL. Regarding aid search inside the school in case of dental trauma, 53.3% would call the headmaster and 8% would seek for the school’s dentist. The first attitude of the teachers towards dental fracture and avulsion would be contact child’s parents (63.2% and 58.5%, respectively). When facing an avulsed tooth, 47.2% would take the appropriate attitude handling the tooth by the crown. Most of the teachers 90.1% would perform permanent teeth reimplant, most of them immediately (71.2%). Concerning the storage medium of the avulsed tooth, 36.3% of the teachers would store the element in a liquid, being milk (46.7%) and saline solution (24.7%) the most prevalent. The most mentioned dry media were paper (18.9%) and gauze or cotton (15.1%). Most of the teachers (96.2%) stated that they would like to receive information on dental trauma... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent105 f. : il. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeoria do conhecimentopt
dc.subjectCorpo docentept
dc.subjectEpidemiologiapt
dc.subjectEtiologiapt
dc.subjectFatores de riscopt
dc.subjectTraumatismos dentáriospt
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectDocentespt
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectEpidemiologyen
dc.subjectRisk factorsen
dc.subjectTooth injuriesen
dc.titleTraumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_dc_dr_araca.pdf-
dc.identifier.aleph000673429-
dc.identifier.capes33004021074P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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