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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104314
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dc.contributor.advisorCortez, Ana Tereza Caceres [UNESP]-
dc.contributor.authorAlmeida, Noslin de Paula-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:34:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:34:12Z-
dc.date.issued2010-08-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Noslin de Paula. Atuação dos operadores de turismo no processo de turistificação de Bonito-MS. 2010. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104314-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104314-
dc.description.abstractEste trabalho analisa de forma sistemática o processo de “turistificação” do destino turístico de Bonito, a partir da caracterização dos elementos do espaço geográfico. Identifica e descreve a atuação dos homens, instituições, meio ecológico e principalmente das firmas, representadas neste trabalho, como Operadores de Turismo, enfocando principalmente a atuação e relação das Operadoras localizadas nos grandes centros e as Agências Receptivas, localizadas na cidade de Bonito. Analisa a transformação de município com características rurais para um destino de turismo internacional, tentando descrever a “nova” identidade sócio-cultural perante a nova realidade econômica, voltada basicamente para o turismo, e a intervenção decorrente dos próprios turistas e de novos investidores que chegaram com o desenvolvimento da atividade no local. A partir de procedimentos metodológicos, principalmente qualitativos, busca-se compreender a relação de poder entre os Operadores de Turismo na comercialização do destino turístico, fundamentado em discussões teóricas sobre território e territorialidades. O trabalho é caracterizado como um estudo de caso, que discute e analisa a atuação e posicionamento das Operadoras e das Agências Receptivas em uma relação de poder na comercialização do destino frente ao mercado nacional e internacional. Analisa também, as relações existentes com as instituições locais, principalmente na gestão do turismo na região, regulamentado por legislações locais e iniciativas que dão ao destino uma dimensão positiva quanto à oferta de um produto de ecoturismo diferenciado no mercado buscando sempre o benefício com o desenvolvimento sustentável. Relata a organização social e política do destino, dando ênfase à gestão, na criação e exigência do Voucher único para a visitação nos atrativos turísticos e a obrigatoriedade..pt
dc.description.abstractThe main purpose of this present work is to analyze in a systematic way the “touristification” process of the destiny Bonito-MS/Brazil, considering the elements of the geographic space. It identifies and describes the human action, Institutions, Environment and mainly the Enterprises, represented in this work by the Tour Operators, focusing the performances and also the relations among Tour Operators of big centers and Receptive Travel Agencies of Bonito-MS. It analyses the transformation process of a rural town into an international destiny, trying to describe the “new” Social-Cultural identity by a new Economic reality, basically focused on Tourism, as well as on the intervention resulted from the tourists themselves and new investors who just moved to the town due to the local development. Throughout the methodological procedures, especially the qualitative ones, the present work tried to understand the empowerment relation among the Tour Operators in the trading process of the Touristic destiny. It was based on Theoretical discussions about territory and territorialities. It is characterized as a Case Study and it discusses and analyses the action and positioning of Tour Operators and Receptive Travel Agencies in a empowerment relation into the Trading process of the Destiny by the National and International market. It also analyses the existent relations among the local institutions, especially the ones concerned to the Tourism Management in the region, regulated by local legislations and initiatives that give to the destiny a positive dimension, considering an offer of a differentiated ecotourism product, always looking for a sustainable development benefit. It relates both politic and social organization of the destiny, emphasizing the management, creation and requirement of the “Unique Voucher” to the visitation of the touristic attractions as well as the need... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent202 f. : il., mapas, tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTurismopt
dc.subjectTerritorialidade humanapt
dc.subjectGeografia humanapt
dc.subjectEspaço geográficopt
dc.subjectAgências de viagenspt
dc.subjectTourismen
dc.subjectGeographic spaceen
dc.subjectTerritoryen
dc.subjectTravel agencyen
dc.titleAtuação dos operadores de turismo no processo de turistificação de Bonito-MSpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filealmeida_np_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000630478-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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