Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Almeida, Rosângela Doin de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cabral, Márcia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:33:21Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:34:25Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:33:21Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-18 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Márcia Pereira. A formação inicial do professor de geografia e cartografia escolar: práticas reflexivas. 2013. 282 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/104414 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104414 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa que norteou esta Tese partiu de inquietações da docente-pesquisadora a respeito do processo que envolve a formação inicial de professores de Geografia, que abarca desde a estruturação dos cursos de licenciatura em Geografia até as vivências pessoais e escolares, passadas e presentes, própria e dos licenciandos do curso. Ao trabalhar como docente no ensino superior com alunos da última série do curso de licenciatura em Geografia, junto à disciplina Prática de Ensino e acompanhando de perto a realização do estágio supervisionado, ela percebeu as oportunidades que tais atribuições lhe proporcionariam. Entre elas, distinguiu a chance de poder refletir sobre sua própria prática docente por meio da pesquisa, superando em si mesma a aludida dicotomia entre estas duas esferas da atividade acadêmica, a docência e a pesquisa; alimentou a expectativa de poder conhecer melhor o contexto educacional com o qual seus colaboradores-discentes teriam que lidar no exercício do estágio supervisionado, o que a levou, de fato, a analisar melhor esta realidade, a conhecer melhor seus discentes, para além do momento em que os encontrava em sala de aula na universidade; e, finalmente, planejou empreender uma experiência de pesquisa que pudesse garantir que conhecimentos fundamentais da Geografia e da Cartografia fossem refletidos tanto pelos licenciandos quanto por ela mesma, de forma que tais conhecimentos fossem melhor apreendidos pelos licenciandos, tanto na teoria quanto na prática, e de maneira que ela pudesse revê-los sob um novo olhar, não mais singular, mas a partir de então plural. Por meio de uma metodologia voltada à pesquisa-ação, a docentepesquisadora dialogou com algumas das mais importantes obras e autores que compõem a literatura especializada na pesquisa qualitativa, que têm, por sua vez, n... | pt |
dc.description.abstract | The research that guided this thesis came from the teacher-researcher concerns about the process involved in initial teacher training in geography, which ranges from structuring undergraduate courses in geography and personal experiences to the students, past and present, own and undergraduate course. While working as a teacher in higher education students with the last series of the degree course in Geography, with the Teaching Practice discipline and closely monitoring the performance of supervised internship, she realized the opportunities that you would provide such assignments. Among them, the distinguished chance to reflect on their own teaching practice through research, surpassing itself alluded to the dichotomy between these two spheres of academic activity, teaching and research; fueled the expectation of being able to understand better the educational context with which its employees, students would have to deal in the exercise of supervised internship, which led, in fact, to better analyze this reality, the better know their students, beyond the time when he found them in the classroom at the university; and finally planned to undertake a search experience that would ensure that fundamental knowledge of geography and cartography were reflected by both undergraduates and by herself, so that such skills were best learned by undergraduates, both in theory and in practice, and so that she could review them on a new look, no longer singular, but plural thereafter. Through a focused approach to action research, the teacherresearcher spoke with some of the most important works and authors that make up the literature on qualitative research, which have, in turn, the importance of reflective method, its main argument. Moreover, also worked with the methodology that highlights the virtues of a field... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 282 f. : il., tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Cartografia | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Geografia | pt |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt |
dc.subject | Cartography | pt |
dc.title | A formação inicial do professor de geografia e cartografia escolar: práticas reflexivas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | cabral_mp_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000712293 | - |
dc.identifier.capes | 33004137004P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.