Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104444
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Rosângela Doin de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Lígia Maria Brochado de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:33:21Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:34:29Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:33:21Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:34:29Z | - |
dc.date.issued | 2006-01-16 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Lígia Maria Brochado de. A cumplicidade entre a oralidade e a visualidade: lendo o mundo através dos mapas. 2006. 173 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/104444 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104444 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é continuidade do Projeto Atlas Escolares de Rio Claro, Limeira e Ipeúna - Fase I, encerrada em 1998. Durante a Fase II, interessou-me estudar a cumplicidade entre a oralidade e a visualidade, a partir dos mapas temáticos sobre meio ambiente do Atlas de Rio Claro. Recorri à teoria dos agenciamentos de Deleuze, aos pressupostos de Bahktin, sobretudo, ao conceito de polissemia, de discurso interior e a Vygotsky para quem a palavra tem um papel fundamental na conquista da simbolização. Através de um percurso em zigue-zague nos encontramos com Heidegger e uma experiência bastante radical sobre a linguagem que nos conduziram aos temas da representação, da formação da subjetividade. Merleau-Ponty nos ajudou a recuperar o eu posso do olhar para compreender como a imagem transforma a visão em apreensão do mundo. Busco problematizar as relações entre os espaços de representação e a representação do espaço; entendo que as estratégias orais são indispensáveis para não encerrar a linguagem cartográfica em si mesma e que, quando em cumplicidade tornam o mapa um engenho nosso, social. Jorge Larrosa foi nosso guia; com ele aprendemos que caminhar é levar os olhos para passear. Olhar, ler ou escutar significa sentir o silêncio do caminho e, também, o nosso próprio silêncio; neste caminhar, a relação que estabelecemos com o que aprendemos, nos leva de volta a nós mesmos e também de novo, ao mundo para uma leitura diferente, não familiar. | pt |
dc.description.abstract | This work is a continuity of Rio Claro, Limeira and Ipeúnaþs Project School Atlas - Fase I ended in 1998. During Fase II, I concerned to study the complicity between the orality and the visuality, starting from the thematic maps on environment of the Atlas of Rio Claro. I turned to the theory of the agencies of Deleuze, to Bahktin's presuppositions above all, to the polichemia concept, of interior speech and to Vygotsky for whom the word has a fundamental role in the conquest of the simbolization. Through a course in zigzag we met Heidegger and a radical experience on the language that led us to the themes of the representation, of subjectivity formation. Merleau-Ponty helped us to recover them I can of the glance to understand how the image transforms the vision in world apprehension. I look for to problematize the relationships between the spaces of representation and the representation of the space; I understand that the oral strategies are indispensable for do not contain the cartographic language into itself, and that when in complicity they turn the map into a social, an engine of ourselves. Jorge Larrosa was our guide; with him we learned that walking is to take the eyes to walk . Look, read or hear means feeling the silence of the way and, also, our own silence; in this walking, the relationship that we established to what we learned, turn us back to we own and, also, again, to the world for a different, not familiar, reading. | en |
dc.format.extent | 173 f. : il., mapas, fots. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Práticas educativas | pt |
dc.subject | Linguagem | pt |
dc.subject | Representação | pt |
dc.subject | Practical educative | en |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Teacher formation | en |
dc.title | A cumplicidade entre a oralidade e a visualidade: lendo o mundo através dos mapas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | aguiar_lmb_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000465277 | - |
dc.identifier.capes | 33004137004P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.