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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pezzato, João Pedro [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Soares, Wilson José | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:33:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:34:30Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:33:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:34:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Wilson José. Trajetórias, formação e docência de professores de geografia em Rondonópolis - MT: uma reflexão a partir de suas memórias no período de 1930 aos anos 2000. 2012. 257 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/104457 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104457 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho centra-se na discussão e compreensão da trajetória de formação e docência de um grupo de professores de Geografia aposentados que atuaram na rede pública estadual no município de Rondonópolis–MT. A pesquisa é de caráter qualitativo, as análises são de cunho interpretativo no contexto das memórias do grupo composto por nove professores, com idade que varia entre sessenta e dois a oitenta e cinco anos, na data da realização das entrevistas, 2010. Após o levantamento do número de professores de Geografia na condição visada pelo estudo, um dos recortes se deu em função da idade, tendo optado por entrevistar professores acima dos sessenta anos. Para chegar aos resultados, fiz uso da metodologia da História Oral com análise de depoimentos. A coleta dos dados se deu a partir dos seguintes procedimentos: gravação das memórias através das narrativas dos entrevistados, análise de documentos da Secretaria de Estado de Educação, da escola Sagrado Coração de Jesus e da Secretaria Municipal de Educação. Para interpretar a memória dos professores, registrada por meio das narrativas, busquei, no referencial teórico, dialogar com os seguintes autores: Tompsom (1987), Bosi (1994), Nadai (1991), Velho (1987), Nóvoa (2011) e outros estudiosos que trabalham na perspectiva de memórias como uma reconstrução dinâmica das diversas temporalidades vividas. Para a análise da trajetória escolar dos depoentes, me apoiei em autores que permitissem a compreensão da organização do ensino em Mato Grosso, são eles: Leite (1940), Alves (1994) (1995), Costa (1998) e (2003), Rodrigues (2004) Lima (2003) e Mendonça (1977).Visando ao entendimento das orientações pedagógicas, elegi os trabalhos dos seguintes teóricos: Chamon (2005), Freire (1996), (2001), (2005), (2011), Nóvoa (2007) e (2009) e... | pt |
dc.description.abstract | This paper aims to focus on the discussion and comprehension of the training and career of a group of retired geography teachers that used to teach in public state schools in the municipality of Rondonópolis, in the state of Mato Grosso, Brazil. This is a qualitative research and the analyses follow interpretive nature considering the memories on the training and professional performance period of a group of nine teachers over 60 years of age at the time the interviews were carried out, in 2010. After the counting of the geography teachers able to join the research, one of the clippings taken into account was their age. To reach the results, the oral history methodology, along with testimony analysis, was adopted. Data collection was possible following these procedures: recording of their memories through the interviewees’ narratives, analysis of the documents provided by the State Education Secretariat and the Sagrado Coração de Jesus School. To interpret the teachers’ memories, previously registered as narratives, the following authors served as the theoretical background: Tompsom (1987), Bosi (1994), Nadai (1991), Velho (1987), Nóvoa (2011) and other scholars that deal with memories as a perspective to recall dynamically several temporalities once lived. To analyze the deponents’ educational career, some authors that focused on the comprehension of the teaching system in the state of Mato Grosso were consulted, such as: Leite (1940), Alves (1994) and (1995). In order to understand the pedagogical orientations, these theoreticians’ works were selected: Chamon (2005), Freire (1996), (2001), (2005), (2011) and Nóvoa (2007) and (2009). When established a dialogue between the theoretical background and the data collected during the research, it is clear that, although the deponents show some willingness... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 257 f. : il., tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Geografia - Formação de professores | pt |
dc.subject | Historia oral | pt |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino - 1930-2000 | pt |
dc.title | Trajetórias, formação e docência de professores de geografia em Rondonópolis - MT: uma reflexão a partir de suas memórias no período de 1930 aos anos 2000 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | soares_wj_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000701645 | - |
dc.identifier.capes | 33004137004P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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