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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104696
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dc.contributor.advisorRizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]-
dc.contributor.advisorMartins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]-
dc.contributor.authorPrearo, Alice Yamashita-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:01Z-
dc.date.issued2007-09-04-
dc.identifier.citationPREARO, Alice Yamashita. O ensino de pediatria na atenção básica em saúde: entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado - um estudo de caso. 2007. 185 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104696-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104696-
dc.description.abstractO presente trabalho foi um estudo sobre educação médica, focalizado na experiência de ensino de pediatria na atenção básica, com o objetivo de analisar a contribuição da disciplina de Pediatria Social e Comunitária no 4º ano de graduação em medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) para o ensino que visa à integralidade do cuidado. Utilizou-se a metodologia qualitativa de pesquisa, tendo como estratégia o estudo de caso. O método de análise usado nessa pesquisa foi fundamentado no referencial teórico da abordagem sóciohistórica, subsidiado pelos estudos de Vigotski. A relevância do estudo justifica-se no esforço que a disciplina de Pediatria Social e Comunitária vem desenvolvendo para contribuir com a diversificação de cenários de ensino e aprendizagem, marcando-se como representante de inovação no curso de Pediatria da FMB. O presente trabalho permitiu analisar o que docentes formuladores da disciplina, médicos supervisores da disciplina e os estudantes do 4º ano da graduação em medicina consideraram como aprendizados relevantes para o profissional de saúde, que só poderiam ser alcançados por meio da sua inserção nos serviços de atenção primária; identificar a contribuição dos médicos supervisores para buscar respostas para questões oriundas dos atendimentos em pediatria em atenção primária; identificar a contribuição dos médicos supervisores no processo de mediação para que os estudantes cheguem a um ponto de aprendizagem que não poderiam alcançar sozinhos; e ainda identificar a importância do papel dos estudantes na sua relação com outros membros da equipe. As entrevistas com os docentes e com os médicos, transcritas e analisadas, e a análise das avaliações escritas realizadas pelos estudantes revelaram núcleos de significação comuns a todos esses atores: a importância da diversificação de cenários de ensino...pt
dc.description.abstractThe present work was a study about medical education, focusing on the experience of Pediatrics teaching in primary heath care, and had the objective of analyzing the contribution of the discipline Social and Community Pediatrics in the 4º year of Medicine course at Botucatu Medical School (Faculdade de Medicina de Botucatu FMB) to the teaching that aims at the integrality of care. The quantitative research methodology was used, having the case study as strategy. The analysis method used in this work was grounded on the theorical framework of the social-historical approach, subsidized by Vigotski's studies. The relevance of the study is justified by the effort of the discipline Social and Community Pediatrics has been developing to contribute to the diversification of teaching-learning scenarios, playing its role as representative of the innovation of the Pediatrics course at FMB. The present work allowed analyzing what discipline formulator teachers, discipline supervisor doctors and the fourth-year undergraduate students consider to be relevant learning for the professional in health, which could only have been reached by its insertion into the services of primary care; identify the supervisor doctors' contribution to seek answers to questions that come from pediatric assistance in primary care; identify the supervisor doctors' contribution to the mediation process so that students can reach a learning level which they could not reach by themselves; and, furthermore, identify the importance of the students' role in their relation with the other members of the team. The interviews with the teachers and the doctors, written down and analyzed, and the analysis of the written tests taken by the students reveal signification kernels which are common to all these actors: the importance of the diversification of... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent185 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPediatria - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação medicapt
dc.subjectAtenção primária a saúde - Estudo de casopt
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectPediatricsen
dc.subjectPrimary health careen
dc.titleO ensino de pediatria na atenção básica em saúde: entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado - um estudo de casopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileprearo_ay_dr_botfm.pdf-
dc.identifier.aleph000506756-
dc.identifier.capes33004064075P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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