You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbieri, Iris [UNESP]-
dc.contributor.authorLopes, Antonio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:13Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLOPES, Antonio. Gestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporanga. 2006. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104784-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104784-
dc.description.abstractLevando-se em conta a multiplicidade de organizações sociais que compõem a sociedade, diante de um quadro amplificado da diversidade cultural, do pluralismo de idéias que nela está presente e considerando o processo de transformações sofridas pelas organizações que compõem o Estado e o Mercado, este trabalho objetiva investigar a escola, as organizações sociais e as parcerias educativas no Município de Votuporanga. Para realizá-lo, fez-se um estudo sobre a função social da escola, cuja atuação não se restringe somente ao seu ambiente interno, mas que, diante de um cenário mais sistêmico, a escola precisa manter uma inter-relação com as demais organizações sociais e, juntamente com elas, compor, quando se tratam de objetivos comuns, novas formas de colaboração, entre elas, as parcerias educativas. Foram aprofundados os conceitos de educação e suas variáveis, de organizações sociais, sua tipologia e classificação, e dando destaque às organizações que compõem o terceiro setor. O tema parcerias foi estudado, focalizando as parcerias públicas, as individuais e as realizadas por Organizações do Terceiro Setor. Para reforçar a importância das parcerias educativas, procurou-se conhecer algumas organizações sociais comunitárias que prestam trabalho educativo. Para completar, fez-se uma pesquisa numa das escolas estaduais, conhecendo a sua história e analisando os resultados de um questionário, aplicado nos alunos, quanto a dados pessoais e o envolvimento e aproveitamento nas atividades escolares, sobre o relacionamento do pessoal da escola, e dados sobre a família na instituição. No final, foram extraídas as conclusões sobre o assunto estudado.pt
dc.description.abstractTaking in account the multiplicity of social organizations that compose the society, ahead of an amplified picture of the cultural diversity, the pluralism of ideas that is present and considering the process of transformations suffered for the organizations that they compose the State and the Market, the objective of this work is to investigate the school, the social organizations and the educative partnerships in the City of Votuporanga. To develop this function was made a study on social school, whose performance does not restrict only in the environment of its internal, but that ahead of a systemic scene, the necessary of school to keep an interrelation with several social organizations and, together with them, to compose, when they are about common objectives, new forms of contribution, between them the educative partnerships. The concepts of education and its variable had been deepened, of social organizations, its typology and classification, and giving it has detached to the organizations that compose the third sector. The subject partnerships was studied, focusing the public partnerships, individual and the carried through ones for Organizations of the Third Sector. To strengthen the importance of the educative partnerships it was looked to know some communitarian social organizations that give educative work. To complete, a research in one of the state schools was made, knowing its history and analyzing the results of a questionnaire that was applied in the pupils, how much the personal data and the involvement and exploitation in the pertaining to school activities, on the relationship of the staff of the school and data on the family in the institution. In the end, the conclusions on the studied subject had been extracted.en
dc.format.extent205 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPolitica e educaçãopt
dc.subjectEducação escolarpt
dc.subjectEducação - Parceriaspt
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectManagement socialen
dc.titleGestão escolar e parcerias em educação no município de Votuporangapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelopes_a_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000464367-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.