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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104787
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dc.contributor.advisorRaphael, Hélia Sônia [UNESP]-
dc.contributor.authorCalças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:13Z-
dc.date.issued2009-02-26-
dc.identifier.citationCALÇAS, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira. A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104787-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104787-
dc.description.abstractNesta pesquisa pretendeu-se, mediante coleta e análise da percepção dos docentes, discentes e egressos e análise de conteúdo do PPP, verificar algumas questões curriculares do curso de Engenharia Civil e estabelecer uma correlação entre o Projeto Político Pedagógico e as formas de avaliação utilizadas. Trabalhou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso analisando fatores intrínsecos ao ensino de Engenharia Civil da UNESP de Bauru. Com os formandos e egressos, foram utilizados questionários fechados, e com os docentes, entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados sob o foco de três categorias de análise: Formação Docente e Universidade, Mercado de Trabalho e Práticas Pedagógicas. Na análise da categoria Formação Docente e Universidade, observou-se que a melhoria da qualidade do curso, no que se refere aos aspectos humanos e didáticos, está diretamente ligada à melhoria da formação direcionada à docência, e o incentivo da universidade parece ser fundamental para promover a formação permanente do docente e a sua participação no Projeto Político Pedagógico. A análise, com foco no Mercado de Trabalho demonstrou que o mercado está em constante mudança e, portanto, o perfil do egresso deve ser repensado constantemente. A análise da categoria Práticas Pedagógicas dos docentes evidenciou que estas precisam de inovações que atendam às necessidades atuais dos formandos. De forma geral, notou-se um Projeto Político Pedagógico com alguns pontos falhos, que deve ser revisto pela instituição, principalmente no que diz respeito ao processo avaliativo. Não se pretendeu, nesta pesquisa, propor uma solução para os problemas observados no ensino de engenharia, mas oferecer subsídios para reflexões críticas...pt
dc.description.abstractThe intention in this research was, through collection and analysis from the professor´s perception, students and egress ones and the analysis of the Pedagogical Political Project´s contents, verify some curricula questions in the Civil Engineering course and stablish a correlation between the Pedagogical Political Project and its forms of evaluation used. It was worked with the perspective of qualitative research such as case study because intrinsic factors to the Civil Engineering teaching process were analyzed at UNESP University in Bauru. With the graduate and egress ones the option was to work with closed-ended questionnaires and with professors the option was to work with semi-structured interviews. Me data obtained were analysed over three categories of analysis: University and Professor´s Formation, Job Market and Pedagogical Practices. For the category of analysis in University and Professor’s Formation, it was observed that the improvement of the course quality in what refers to human and didactics, is directly connected to the improvement of the specific graduation, to teaching and the university encouragement seems to be fundamental to promote the Professor’s permanent formation and its participation within Pedagogical Political Project. The analysis focused on the Job Market demonstred that the market is in constant change and because of that the egress profile must be constantly revised. The Pedagogical Practices category of analysis bespoke that the professors’ pedagogical practices seem to need innovation to accommodate the graduate’s present needs. In general, it was noticed one Pedagogical Political Project with some weak points, what must be reviewed by the Institution attentively, mainly when regarding evaluation process. This research didn’t have the intention to come up with a solution to problems observed in the engineering teaching process... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent198 f. : il. color. + apêndices.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt
dc.subjectCurriculos - Avaliaçãopt
dc.subjectMercado de trabalhopt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectEngenharia civil - Projeto Político Pedagógicopt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectProfessor´s Formationen
dc.subjectJob marketen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectLearning evaluationen
dc.subjectEngineering teaching processen
dc.titleA percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curricularespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecalcas_danqp_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000584856-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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