Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Lourdes Marcelino [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Resende, Fernanda Motta de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:33:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:35:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:33:29Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:35:14Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-25 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Fernanda Motta de Paula. Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação. 2011. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/104792 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104792 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo faz parte da Linha de Pesquisa sobre Política Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Unidades Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista ―Julio de Mesquita Filho‖ e insere-se no campo de investigação sobre as questões referentes à gestão democrática da escola pública brasileira e às políticas educacionais implantadas no contexto da reconfiguração do Estado brasileiro ao longo dos anos de 1990. Seu objetivo é analisar a relação existente entre gestão democrática, forma de provimento do cargo de gestor escolar e participação na gestão da escola pública ludovicense. Tal objetivo foi perseguido devido à necessidade de aprofundamento e proliferação dos estudos em torno da gestão democrática da escola pública maranhense e a necessidade intrínseca de mudança na forma de provimento do cargo de gestor escolar na Rede Estadual de Ensino. Para tanto, buscou-se especificamente, demarcar os fundamentos teóricos acerca da temática em questão; delinear os limites e possibilidades das formas de provimento do cargo de gestor escolar; e diagnosticar a percepção dos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís sobre a gestão da escola pública ludovicense. A pesquisa se baseou em dois tipos de levantamento. Para o primeiro, de caráter bibliográfico e documental, foram consultados estudos e pesquisas que tratam da temática da gestão democrática da escola pública maranhense, especialmente, os que foram elaborados após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). O segundo, de caráter empírico, buscou a percepção dos sujeitos – as autoridades educacionais da SEEDUC/MA e dos gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís – a cerca da gestão... | pt |
dc.description.abstract | This present paper interpolates itself in the research line on Education Politics, management of Education Systems and School Unities of the Programme of Post-graduation on Education of the Paulista State University ―Julio Mesquita Filho‖ and also interpolates itself in the field of investigation about the questions refering the democratical management of Brazilian public school and the educational politics established in the context of the reconfiguration of the Brazilian State during the 1990‘s. Its goal is to analyse the relation between democratical management a way of providing positon of school manager and participation in the management of the Ludovicense public school. Such a goal was pursued because of the need of deepening and enlarging the studies around the democratical management of the Maranhense public school and the inherent need of changing in the form of providing the position of school manager in the State Web of Schooling, to it was aimed especifically to bound the theorical bases about the thematic taken into consideration. To outline the limits and possibilities of the forms of providing the function os school manager. To diagnose the perception of the school managers in the State Web of Schooling in São Luís (MA) about management of Ludovicense public school. The research based itself on two kinds of survey. The first one from bibliographical and documental character, when it was consulted studied and researchs wich treat of the thematical matters of the Maranhense public school‘s democratical management especifically those ones wich were elaborated after the promulgation of Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN). The second one, from empirical character, aimed to get the perception of the actors – the education authorities at SEEDUC/MA and that one of managers... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 120 f. : il. color. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Escola Pública Ludovicence | pt |
dc.subject | Rede Estadual de Ensino de São Luíz (MA) | pt |
dc.subject | Escolas publicas - Organização e administração | pt |
dc.subject | Gestão democrática | pt |
dc.subject | Democratização da educação | pt |
dc.subject | Gestão escolar | pt |
dc.subject | Educational politics | en |
dc.title | Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | resende_fmp_dr_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000650782 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.