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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104803
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dc.contributor.advisorNery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]-
dc.contributor.authorSerra, Áurea Esteves-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:16Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:16Z-
dc.date.issued2010-02-09-
dc.identifier.citationSERRA, Áurea Esteves. As associações de alunos das escolas normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927). 2010. 233 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104803-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104803-
dc.description.abstractA partir da seleção de cinco periódicos (jornais e revistas) organizados por normalistas de duas Escolas Normais do Brasil e de três de Portugal, no período de 1906 a 1927, esta tese tem como objetivo compreender e analisar as associações de alunos existentes nessas escolas nesse período. São analisados os periódicos brasileiros: Excelsior, revista do Grêmio Normalista “22 de Março”, da Escola Normal de São Carlos-SP; O Estimulo, revista do Grêmio Normalista “2 de agosto”, da Escola Normal da Capital-SP; e os periódicos portugueses: O Alvorecer, quinzenário pedagógico da Escola Normal do Porto; Educação Feminina, jornal do Órgão das Normalistas de Lisboa, da Escola Normal Primária de Lisboa e Os Novos, revista da Associação dos Alunos da Escola Normal Primária de Coimbra. Trabalhando numa perspectiva comparada, o procedimento dessa análise, se centra nos dispositivos tipográficos e nos conteúdos dos artigos dos periódicos, tendo como eixo metodológico as idéias de Roger Chartier, Michel de Certeau e Carlo Ginzburg. Os resultados obtidos confirmam que esses periódicos funcionaram como dispositivo e normatização da formação de professores nas respectivas Escolas Normais através das associações de alunos. No Brasil trata-se de um projeto de formação controlado pela administração pública e em Portugal um projeto pautado no desenvolvimento do self-government.pt
dc.description.abstractFrom the selection of five periodics (newspapers and magazines) organized by two normale students from Brazil and three from Portugal, in the period of 1906 until 1927, this thesis has as objective understand and analyze the student’s associations in this period of time. Are analyzed Brazilians’ periodic: Excelsior, magazines of Gremio Normalista “22 de março” Normal School from São Carlos – SP; O Estimulo, Magazine of Grêmio Normalista “2 de agosto” from Normal School of capital – SP; and portugueses’ periodics: O Alvorecer, a fortnight pedagogical of Normale School from Porto; Educação feminina, periodical from Órgão das Normalistas de Lisboa, of the Primary Normal School from Lisboa and Os novos, magazine of the students association of Primary Normal School from Coimbra. Working on a comparative perspective, the procedure of such analysis, focuses on typographical devices and on the content of periodical articles of the periodics ones are considered, having as methodologic axle the ideas of Roger Chartier, Michel de Certeau and Carlo Ginzburg. The results confirm that these periodics had functioned as normatization of the formation of teachers in the respective Normal Schools through the student associations. In Brazil it is a training project controlled by public administration and in Portugal a project based on the development of self government.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent233 f. : il. color. + Apêndices-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEscolas normais - Brasilpt
dc.subjectEscolas normais - Portugalpt
dc.subjectProfessores - Formação - Brasil - 1906-1927pt
dc.subjectProfessores - Formação - Portugal - 1906-1927pt
dc.subjectEscolas normais - Associações de alunospt
dc.subjectNormal Schoolen
dc.subjectAssociationsen
dc.subjectPeriodicsen
dc.subjectTeacher's formation in Brazil and in Portugalen
dc.titleAs associações de alunos das escolas normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileserra_ae_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000617879-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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