You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPagni, Pedro Ângelo [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Marcos Roberto Leite da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:17Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:30Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Roberto Leite da. Ética, estética e experiência formativa: possibilidade da Bildung no presente. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104813-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104813-
dc.description.abstractA presente pesquisa parte do pressuposto adorniano da conversão da formação em semiformação e mito. O devir da semi-formação generalizada ocultou a experiência, dissimulando-a sob a pobreza da identificação com seu tempo; já nada distinto do sujeito, um homem novo, mas sempre velho a se tempo. Esta é também uma forma de barbárie, pois ao negar a experiência nega-se também a possibilidade de criação de si mesmo. Adotamos a metodologia da “ontologia do presente” de Foucault para apontar as formas com as quais queremos ser governados. Esta atitude de governo, na experiência, é impulso da aparição, do efêmero, é possibilidade artística e poética de fazer emergir aquilo que escapa à reflexão, deixando aparecer algo que ainda não existe. Apontamos, com Lyotard, que a possibilidade de verdade no âmbito da estética seria superior à própria reflexão filosófica, justamente pela afinidade e sintonia da estética com a singularidade da experiência no sujeito; sinalizamos a atitude de viver a própria vida, de chamar autenticamente a experiência de minha, como meio de não ceder à performance e ao espetáculo a que se converte a formação.pt
dc.description.abstractThis search adorniano the assumption of the conversion training and training in a semimyth. The semi-training of becoming widespread hid the experience, masking it under the poverty of identification with their time, but nothing other than the subject, a young man, but where is the old time. This is also a form of barbarism, because by denying the negative experience is also the possibility of establishing itself. We adopted the methods of ontology of this brake to point the ways with which we want to be governed. This attitude of government, the experience, momentum is the appearance of ephemeral, is artistic and poetic ability to emerge from what escapes the reflection, leaving something that appears not yet exist. Go with Lyotard, that the possibility of truth within the aesthetic would be superior to their own philosophical reflection, precisely by affinity and the aesthetic keeping with the uniqueness of the experience in the subject, marked the attitude of living life itself, to draw the authentic experience of mine, as a means to not give the performance and the spectacle that is becoming the training.en
dc.format.extent141 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt
dc.subjectLyotard, Jean-François, 1924-pt
dc.subjectEducação - Filosofiapt
dc.subjectExperiência formativapt
dc.subjectBildüngen
dc.subjectSemi-trainingen
dc.subjectAdornoen
dc.subjectLyotarden
dc.titleÉtica, estética e experiência formativa: possibilidade da Bildung no presentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_mrl_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000584983-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.