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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104826
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dc.contributor.advisorBueno, Maria Sylvia Simões [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Silvia Cristina de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:19Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:30Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:19Z-
dc.date.issued2010-03-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Silvia Cristina de. Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira. 2010. 149 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104826-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104826-
dc.description.abstractRealizado mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, o presente trabalho analisa as evidências da presença do quase-mercado na política educacional brasileira. Analisa, em particular, na legislação e nos documentos de apresentação e divulgação das políticas educacionais, as concepções de gestão, avaliação educacional e formação de professores, buscando identificar possíveis convergências de sentido e compromissos com a implantação de mecanismos de quasemercado. Inicialmente, apresenta uma análise do surgimento do quase-mercado no contexto da nova gestão pública nos países centrais. Na seqüência, examina o movimento de reforma do Estado brasileiro, revelando a emergência do mercado nesse contexto. Apresenta a reforma educacional como elemento da reforma do Estado, evidenciando a similaridade de objetivos. Em seguida, revela as novas articulações entre público, privado e público-não-estatal. Por fim, apresenta os resultados da pesquisa documental apontando as concepções de gestão educacional, avaliação da educação básica e formação de professores e sua convergência com o ideário de implantação de mecanismos de quase-mercado educacionalpt
dc.description.abstractThe present paper examines the evidence for the presence of quasi-market in the Brazilian educational policy through a bibliographic and documentary research. It examines, particularly, in legislation and in documents for presentation and dissemination of the educational policies, management concepts, educational assessment and teacher training, aiming at identifying possible convergences of meaning and commitment to the implementation of quasi-market mechanisms. Initially, it presents an analysis of the quasi-market emergence in the context of new public management in the central countries. Then, it shows the reform movement of the Brazilian state, revealing the emergence of the market in this context. It presents the educational reform as part of the state reform, highlighting the similarity of objectives. After that, it reveals new connections among public, private and public non-state. Finally, it presents the results of the document research pointing the concepts of educational management, evaluation of basic education and training of teachers and their convergence on the ideal deployment of quasi-market mechanisms in educationen
dc.format.extent149 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt
dc.subjectPolitica e educação - Brasilpt
dc.subjectReforma do ensino - Brasilpt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEnsino - Quase-mercado - Brasilpt
dc.subjectQuasi-market educationen
dc.subjectManagementen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectTeachers trainingen
dc.titleMecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileirapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_sc_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000621988-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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