You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaphael, Hélia Sônia [UNESP]-
dc.contributor.authorCarvalho Filho, Caio José de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:35:19Z-
dc.date.available2014-06-11T19:33:30Z-
dc.date.available2016-10-25T19:35:19Z-
dc.date.issued2011-05-27-
dc.identifier.citationCARVALHO FILHO, Caio José de. Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA. 2011. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104830-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/104830-
dc.description.abstractA presente investigação discute o processo de implantação do novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apresenta uma pesquisa com os estudantes das quatro primeiras turmas que freqüentaram este novo currículo. A partir do trabalho de campo, objetiva: discutir as bases teóricas do novo projeto, incluindo a Pedagogia das Competências, as Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Aprendizagem baseada em Problemas; analisar o percurso da implantação, englobando as suas redefinições e dificuldades; contextualizar as mudanças do ensino médico na UFMA com a história e as grandes questões colocadas no campo da Educação Médica. Numa investigação de cunho quali-quantitativo, utiliza-se da análise de conteúdo para investigar os discursos dos alunos captados em questionários, em perguntas abertas, fechadas, baseadas na escala de Likert e em comentários livres. A análise dos resultados produziu como conclusões: o processo de implantação do novo projeto pedagógico encontrou graves dificuldades, levando à redefinição das suas diretrizes metodológicas, em razão de condições estruturais do curso e da universidade deficientes, com precário apoio de laboratório e de suporte à pesquisa, imprescindíveis para a utilização das novas metodologias; dificuldades inerentes à implantação de um sistema baseado em diretrizes construtivistas, que determina mudanças nas teorias implícitas de ensino e aprendizagem de professores e alunos; fraco envolvimento de professores e alunos no processo; apoio pedagógico e programas de capacitação docente insuficientes; falhas na elaboração, discussão e do projeto curricular com a comunidade universitária...pt
dc.description.abstractThis investigation approaches the process for the implantation of the new Political Pedagogic Project for the Medical Course at the Federal University of Maranhão (UFMA). It presents a research involving students from the first four classes that attended this new curriculum. From the starting point of field work it aims at: discussing the new project‟s theoretical bases, including Competence-based Pedagogy, Active Learning Methodologies and Problem-based Learning; evaluating the implantation path, encompassing its redefinitions and difficulties; and contextualizing changes within medical teaching in the UFMA by means of exploring history and major issues that were advanced in the field of Medical Education. In a quality-quantitative investigation, researchers resorted to the content analysis of questionnaires bearing data from students in open and closed questions based on Likert scale and free commentaries. Analysis of results provided the following conclusions: the implantation process of the new pedagogical project was hampered by serious issues, which led to the redefinition of its methodological guidelines due to the course‟s structural conditions and ill-functioning universities lacking laboratorial support to research, an item of invaluable importance to include new methodologies; detection of inherent difficulties to the implantation of a system based on constructivist guidelines which determine changes within implicit theories for teaching and learning directed to teachers and students; uninspired participation of teachers and students in the process; inadequate pedagogical support and faculty development programs in order to improve teachers' performance; failure in the elaboration… (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipUnidade Ffc-
dc.format.extent242 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhãopt
dc.subjectMedicina - Estudo e ensino - Maranhão (MA)pt
dc.subjectEducação medicapt
dc.subjectMedicina - Métodos de ensinopt
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt
dc.subjectUniversdidades e faculdades - Currículospt
dc.subjectMedicine - Study and teachingen
dc.titleEntre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarvalhofilho_cj_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000691148-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.