You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Daniel Iria-
dc.contributor.authorSantos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:30:59Z-
dc.date.available2014-05-20T13:30:59Z-
dc.date.issued2004-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100006-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 75-100, 2004.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10556-
dc.description.abstractNeste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.pt
dc.description.abstractIn this article the author presents the main results from an activity carried out to evaluate hypermedia software designed for teaching and learning in physics. A hypermedia system for teaching gravitation, which was based on research inscience teaching, was developed to carry out the research. The basic principles that characterize hypermedia as a language that allows the non-linear access to information is considered, and its presentation through the use of sound, graphics, interaction and animation. The implications for the practice of teaching are also considered. Most teachers and students involved in the research made a positive evaluation of the technical, pedagogic and motivational aspects of the software. The study provided evidence that hypermedia contributes to High School students learning of physics in a motivated and meaningful way.en
dc.format.extent75-100-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectconstrutivismopt
dc.subjectensino de Ciênciaspt
dc.subjectensino de Físicapt
dc.subjectGravitaçãopt
dc.subjecthipermídiapt
dc.subjectconstructivismen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectGravitationen
dc.subjecthypermediaen
dc.titleAvaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitaçãopt
dc.title.alternativeHypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation caseen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)-
dc.description.affiliationUNESP-
dc.description.affiliationUNIOESTE-
dc.description.affiliationUNESP GPNTI-
dc.description.affiliationUnespUNESP-
dc.description.affiliationUnespUNESP GPNTI-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000100006-
dc.identifier.scieloS1516-73132004000100006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132004000100006.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.