You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBoccato, Vera Regina Casari-
dc.contributor.authorFujita, Mariângela Spotti Lopes-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:30:59Z-
dc.date.available2014-05-20T13:30:59Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362010000300003-
dc.identifier.citationPerspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 15, n. 3, p. 23-51, 2010.-
dc.identifier.issn1413-9936-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10559-
dc.description.abstractAvaliou-se o uso de linguagem documentária alfabética de catálogos coletivos, na perspectiva das bibliotecas universitárias e no contexto sociocognitivo dos indexadores e dos usuários. Concluiu-se que o uso adequado de linguagens documentárias de áreas científicas especializadas faz-se por meio da avaliação quanto à atualização, especificidade e compatibilidade para atender às necessidades de indexação e recuperação da informação.pt
dc.description.abstractWe have realized an evaluation study of the alphabetic indexing language use of the online collective catalogs in the perspective of the university libraries and in the socio-cognitive context of indexers and users. of the university libraries. We have concluded that the adequate use of indexing languages of specialized scientific areas becomes by means of evaluation as to updating, specificity and compatibility in order to meet the needs of indexing and information retrieval.en
dc.format.extent23-51-
dc.language.isopor-
dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMG-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLinguagem Documentáriapt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectMetodologia qualitativa sociocognitivapt
dc.subjectCatálogos públicos de acesso onlinept
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt
dc.subjectProtocolo verbalpt
dc.subjectIndexing languageen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectQualitative-socio-cognitive methodologyen
dc.subjectPublic catalogs of online accessen
dc.subjectUniversity librariesen
dc.subjectVerbal Protocolen
dc.titleO uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo de avaliação sociocognitiva com protocolo verbalpt
dc.title.alternativeThe use of indexing language in collective catalogs of university libraries: a study of socio-cognitive evaluation with verbal protocolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação e Ciências Humanas-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-99362010000300003-
dc.identifier.scieloS1413-99362010000300003-
dc.identifier.wosWOS:000286321900003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-99362010000300003.pdf-
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.