You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFujita, Mariângela Spotti Lopes-
dc.contributor.authorRubi, Milena Polsinelli-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:00Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:00Z-
dc.date.issued2006-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362006000100005-
dc.identifier.citationPerspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 11, n. 1, p. 48-67, 2006.-
dc.identifier.issn1413-9936-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10562-
dc.description.abstractA política de indexação deve ser constituída de estratégias que permitam o alcance dos objetivos de recuperação do sistema de informação. O indexador tem a função primordial de compreender o documento ao realizar uma análise conceitual que represente adequadamente seu conteúdo. Utilizando a leitura como evento social/protocolo verbal em grupo, nosso objetivo é contribuir com a literatura sobre política de indexação e apresentar propostas de ensino de política de indexação direcionadas a alunos de graduação e pós-graduação, além de uma experiência de educação à distância com vistas à formação do bibliotecário em serviço. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia pode ser utilizada por sistemas de informação para que se tenha acesso ao conhecimento do indexador. Conclui que o indexador deve ser o alvo de investimento dos sistemas de informação e sugere aos sistemas de informação que a experiência do indexador também seja utilizada como parâmetro para política de indexação.pt
dc.description.abstractThe indexing policy must be formed by strategies that allow the achievement of the information retrieval system goals. The basic function of the indexer is to understand the document making a conceptual analysis that represents its content appropriately. Using the reading practice as a social event/verbal protocol in groups, the aim of this paper is to contribute with the literature on indexing policy, and to present proposals of teaching indexing policy to the graduation and post-graduation students, besides an experience of distance education aiming at the librarian education on service. The outcome demonstrated that the methodology may be used by information systems in order to access the knowledge of the indexer. The conclusion is that the indexer must be the investment target of the information systems, and to the latter it is suggested that the experience of the indexer should also be used as parameter for indexing policy.en
dc.format.extent48-67-
dc.language.isopor-
dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMG-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPolítica de indexaçãopt
dc.subjectIndexadorpt
dc.subjectManual de indexaçãopt
dc.subjectSistema de recuperação da informaçãopt
dc.subjectLeitura como evento socialpt
dc.subjectConhecimento organizacionalpt
dc.subjectPrática de ensino de política de indexaçãopt
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectIndexing policyen
dc.subjectIndexeren
dc.subjectIndexing manualen
dc.subjectInformation retrieval systemen
dc.subjectReading as social eventen
dc.subjectOrganizational knowledgeen
dc.subjectPractice of education in indexing policyen
dc.subjectDistance educationen
dc.titleO ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distância do bibliotecáriopt
dc.title.alternativeThe teaching of indexing policy procedures in the perspective of organizational knowledge: a proposal of a program for distance education for librariansen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP-
dc.description.affiliationUnespUNESP-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-99362006000100005-
dc.identifier.scieloS1413-99362006000100005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-99362006000100005.pdf-
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.