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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10592
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVigevani, Tullo-
dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Fernandes de-
dc.contributor.authorCintra, Rodrigo-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:05Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:05Z-
dc.date.issued2003-11-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702003000200003-
dc.identifier.citationTempo Social. Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, v. 15, n. 2, p. 31-61, 2003.-
dc.identifier.issn0103-2070-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10592-
dc.description.abstractDurante o governo FHC buscou-se substituir a agenda reativa da política externa brasileira, dominada pela lógica da autonomia pela distância, por uma nova agenda internacional proativa, determinada pela lógica da autonomia pela integração. Segundo essa agenda, o país deveria ampliar o poder de controle sobre o seu destino e resolver seus problemas com uma adesão ativa à elaboração das normas e das pautas de conduta da gestão da ordem mundial. No entanto, essa política de integração, adesão e participação não foi plenamente acompanhada de tomadas de posições que implicassem responsabilidades práticas, em virtude de debilidades estruturais. As responsabilidades teriam como função preparar tanto o governo como a sociedade civil para uma inserção internacional de perfil mais elevado no pós-Guerra Fria. Os ganhos ocorridos nos governos FHC não foram suficientes para alterar significativamente o peso brasileiro no contexto mundial.pt
dc.description.abstractDuring the FHC government there was an attempt to substitute the reactive Brazilian foreign policy agenda, dominated by the logic of autonomy via distance, by a new proactive international agenda, determined by the logic of autonomy through integration. According to this agenda, the country should increase its power over the control of its destiny and sort out its problems by actively adhering to the elaboration of norms and guidelines for the conduct of the administration of global order. However, this integration, adhesion and participation policy was not fully followed up by the taking of standpoints that implied practical responsibilities because of structural disabilities. The responsibilities would prepare both government and civil society for an international insertion at a higher level, in the post-Cold War era. The gains achieved during the FHC terms in office were not sufficient to significantly alter the Brazilian position within the world context.en
dc.format.extent31-61-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectGoverno Fernando Henrique Cardosopt
dc.subjectPolítica externa do Brasilpt
dc.subjectAutonomia pela integraçãopt
dc.subjectMultilateralismopt
dc.subjectFernando Henrique Cardoso' governmenten
dc.subjectBrazilian foreign policyen
dc.subjectAutonomy through integrationen
dc.subjectMultilateralismen
dc.titlePolítica externa no período FHC: a busca de autonomia pela integraçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Cultura Contemporânea-
dc.description.affiliationUnesp-
dc.description.affiliationCentro de Estudos de Cultura Contemporânea-
dc.description.affiliationUnespUnesp-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-20702003000200003-
dc.identifier.scieloS0103-20702003000200003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-20702003000200003.pdf-
dc.relation.ispartofTempo Social-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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