You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGelamo, Rodrigo Pelloso-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:06Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:06Z-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072008000300008-
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 19, n. 3, p. 161-174, 2008.-
dc.identifier.issn0103-7307-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10599-
dc.description.abstractNossa proposta para este artigo é indicar, a partir da análise de alguns textos de Deleuze e Guattari, uma forma de escapar do modo tradicional de fazer filosofia, chamado pelos referidos autores de modo maior. Nossa intenção é pensar uma possibilidade de problematização do ensino da filosofia que não se vincule às linhas majoritárias de pensamento filosófico ou educacional. Nesse sentido, mapearemos os pressupostos que a filosofia utiliza para começar a pensar filosoficamente e para enunciar seu discurso. Para isso, fundamentaremos nossa proposta na obra Diferença e repetição, de Gilles Deleuze (1968), especialmente no capítulo em que ele desenvolve as questões sobre a imagem do pensamento.pt
dc.description.abstractOur proposal for this paper is to indicate, through the analysis of some of Deleuze's and Guattari's texts, an alternative to escape from the traditional way of doing philosophy, which these authors call a major mode. Our intention is to think of a possibility of questioning the teaching of philosophy that is not related to the majority trends of philosophical or educational thoughts. Thus, we will develop a study of the presuppositions used in philosophy to start thinking philosophically and to enunciate its speech. In order to do that, we will base our proposal on the book Difference and repetition, by Gilles Deleuze (1968), especially on the chapter in which he develops the issues concerning the images of thought.en
dc.format.extent161-174-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectensino da filosofiapt
dc.subjectfilosofia francesa contemporâneapt
dc.subjectfilosofia da diferençapt
dc.subjectGilles Deleuzept
dc.subjectphilosophy teachingen
dc.subjectcontemporary French philosophyen
dc.subjectphilosophy of differenceen
dc.subjectGilles Deleuzeen
dc.titlePensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofiapt
dc.title.alternativeThinking without presuppositions: a condition to problematize the teaching of philosophyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072008000300008-
dc.identifier.scieloS0103-73072008000300008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-73072008000300008.pdf-
dc.relation.ispartofPro-Posições-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.