Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10602
Registro de metadados completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gelamo, Rodrigo Pelloso | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:31:06Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:31:06Z | - |
dc.date.issued | 2007-04-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012 | - |
dc.identifier.citation | Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 28, n. 98, p. 231-252, 2007. | - |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/10602 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico. | pt |
dc.description.abstract | This paper is the result of a philosophical thinking about philosophy teaching. The main goal of our research was to understand what philosophers do when their occupation is to teach philosophy. To do so, we used Foucault's thoughts as a theoretic-methodological framework to think the philosophers-teachers of philosophy in their locus - philosophy teaching - as an ontology of the present, and Deleuze and Guattari's thoughts to point out a possible way to understand this teacher's occupation, which, we believe, happens in an artistic, philosophical and scientific manner. | en |
dc.format.extent | 231-252 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt |
dc.subject | Ontologia do presente | pt |
dc.subject | Filosofia francesa contemporânea | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Philosophy teaching | en |
dc.subject | Ontology of present | en |
dc.subject | Contemporary French philosophy | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar | pt |
dc.title.alternative | Philosophy teaching for non philosophers. Philosophy of occupation or teacher's occupation: the limits of philosophizing | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-73302007000100012 | - |
dc.identifier.scielo | S0101-73302007000100012 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0101-73302007000100012.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação & Sociedade | - |
dc.identifier.scopus | 2-s2.0-34249810353 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
Não há nenhum arquivo associado com este item.
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.