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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10603
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dc.contributor.authorGelamo, Rodrigo Pelloso-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:07Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:07Z-
dc.date.issued2008-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009-
dc.identifier.citationTrans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 31, n. 2, p. 153-166, 2008.-
dc.identifier.issn0101-3173-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10603-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.pt
dc.description.abstractThis paper aims to bring to light the intricacies and the particularities of Hegel's thoughts on the teaching of philosophy. Although this is not a central issue in his thought, it is possible to note his concern about the issue, more systematically in the texts he wrote during the period in which he was a professor and director of the Gymnasium in Nürember. The presentation of Hegel's thoughts on the teaching of philosophy is here divided in three parts: in the first one, the contents which Hegel thinks to be necessary for the formation of the philosophical thought are pointed; in the second one, the matter of the method and its relationship with the contents in the teaching of philosophy is presented; and finally, in the third one, it aims to understand the role that the teacher plays in this teaching.en
dc.format.extent153-166-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectensino da filosofiapt
dc.subjectHegelpt
dc.subjectfilosofia alemãpt
dc.subjectteaching of philosophyen
dc.subjectHegelen
dc.subjectgerman philosophyen
dc.titleO ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegelpt
dc.title.alternativeThe teaching philosophy and the role of philosopher-teacher in Hegelen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp-
dc.description.affiliationUnespUnesp-
dc.identifier.doi10.1590/S0101-31732008000200009-
dc.identifier.scieloS0101-31732008000200009-
dc.identifier.wosWOS:000263551300009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0101-31732008000200009.pdf-
dc.relation.ispartofTrans/Form/Ação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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