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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106082
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Ildeberto Muniz de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Golias, Andrey Rogério Campos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:35:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:38:13Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:35:14Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-02 | - |
dc.identifier.citation | GOLIAS, Andrey Rogério Campos. Motociclistas vítimas de acidentes em Paranavaí, 2011. 2013. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/106082 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106082 | - |
dc.description.abstract | A motocicleta tem se tornado importante veículo de transporte no Brasil, pois proporciona deslocamentos mais ágeis e apresenta menor custo. Este veículo tem sido usado cada vez mais para os deslocamentos de casa para o trabalho e vice-versa. Por isso, pretende-se compreender aspectos do processo e origens dos acidentes que ocorrem nestes momentos. Sua metodologia se dividiu em três etapas. A primeira constou da comparação dos acidentes que ocorreram nos horários de deslocamentos com os outros, a partir de uma análise quantitativa, o que levou a divulgação no artigo 1. Na segunda etapa foram explorados qualitativamente 20 casos de acidentes de motociclistas não profissionais ocorridos em 2011 em Paranavaí, PR realizando tentativas de compreender as origens destes a partir de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e observações nos locais de acidentes. As análises foram guiadas pelo modelo de análise e prevenção de acidentes de trabalho (MAPA) que dialoga com conceitos de diferentes campos de conhecimento já usados em análise de acidentes. O foco foi compreender as estratégias e modos operatórios que os motociclistas não profissionais usavam para ter mais segurança. Desta segunda etapa, surgiu o artigo 2. Já a terceira e última etapa consistiu em exploração da noção de cenários típicos dos acidentes que envolveram estes mesmos 20 motociclistas não profissionais. Foi adotada metodologia que buscou descrever núcleos comuns ou achados assemelhados que se repetiam nos acidentes vistos como processos, ou seja, eventos com história ou antecedentes a serem considerados. Desta etapa surgiu o artigo 3. A ideia é tentar compreender tanto de forma quantitativa quanto qualitativa como ocorrem esses acidentes para que estratégias e ações possam ser formuladas baseadas em um pano de fundo da realidade vivida pelos motociclistas não profissionais | pt |
dc.description.abstract | Motorcycle has become an important vehicle of transportation in Brazil, as it provides more agile movements and with less cost. This vehicle has been increasingly used in displacement. Therefore, was intended to understand the process and origins of accidents that occurred at these times. Methodology was divided into three steps. The first consisted of comparing the accidents that occurred in commuting with others, from a quantitative analysis, which led to disclosure in Article 1. In the second stage were explored qualitatively 20 cases of nonprofessionals motorcycle accidents occurred in 2011 in Paranavaí, PR, to understand the origins of these from semi-structured interviews, focus groups and observations at accident local. The analysis was guided by the analysis model and prevention of occupational accidents (MAPA) which dialogues with concepts from different fields of knowledge already used in accident analysis. The focus was to understand strategies and operational methods that non-professional riders used to have more security. In this second stage, emerged Article 2. The third and final step explored the notion of typical scenarios of accidents involving these 20 non-professional riders. It was adopted methodology that seeks to describe common nucleus findings that were repeated in accidents viewed as processes, events with history or background to be considered. This article appeared Step 3. The idea is to try to understand both quantitatively and qualitatively how these accidents occurs and strategies and actions can be formulated based on a background of the reality experienced by non-professional motorcyclists | en |
dc.format.extent | 199 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Acidentes do trabalho | pt |
dc.subject | Prevenção de acidentes | pt |
dc.subject | Motociclistas - Medidas de segurança | pt |
dc.subject | Industrial accidents | pt |
dc.subject | Motorcyclists | pt |
dc.subject | Parana | pt |
dc.title | Motociclistas vítimas de acidentes em Paranavaí, 2011 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000741364.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000741364 | - |
dc.identifier.capes | 33004064078P9 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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