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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106095
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dc.contributor.advisorAlmeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]-
dc.contributor.authorSoares, Eder-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:14Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:14Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:14Z-
dc.date.issued2006-12-13-
dc.identifier.citationSOARES, Eder. A dialogicidade freireana na educação de jovens e adultos. 2006. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106095-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106095-
dc.description.abstractO presente estudo propôs-se a compreender e interpretar as percepções e significados das experiências vividas por jovens e adultos alfabetizandos. Com esta pesquisa, queremos possibilitar aos profissionais que trabalham com Educação Popular, entre outros, os Assistentes Sociais, para que possam recolocar em suas práticas novos ou renovados paradigmas, enfoques e perspectivas na abordagem dos processos de socialização implicados em trabalhos populares, particularmente no que se refere à Educação de Jovens e Adultos. O Brasil ainda é um dos países mais atrasados em matéria de educação, ostentando a cifra vergonhosa de cerca de 15% de analfabetos entre a população adulta acima de 15 anos, onde o analfabeto não convive com a civilização e não progride no trabalho nem evolui socialmente. Com o objetivo de compreender e interpretar a dialogicidade freireana na educação de jovens e adultos, buscamos na fenomenologia hermenêutica um modo de pesquisa que atendesse à especificidade do tema. Foram ouvidos na primeira entrevista vinte discursos de alfabetizandos proferidos na inscrição do Curso e, na segunda entrevista, dezenove discursos no término do Curso, a partir da questão orientadora: o que significa ser alfabetizado? Esses discursos, uma vez submetidos à análise fenomenológica, desvelaram as seguintes categorias: primeira entrevista – “vivenciar situações de exclusão”, “aprender a ler e escrever a partir da realidade vivida”, “superar as atuais condições de vida”; segunda entrevista – “participar no processo de construção do conhecimento”, “ser reconhecido como sujeito e não como objeto de uma prática social”, “tomar consciência da realidade e de suas possibilidades”. Em seguida, enfocamos cada dimensão da relação realidade-homem-sociedade, percorrendo um caminho fenomenológico-hermenêutico...pt
dc.description.abstractThe present study was aimed at understanding and interpreting the perceptions and meanings of the experiences lived by youngsters and adults in the process of learning how to read and write. With this study we wish to enable the professionals who work with Popular Education, among others the Social Workers, to reinsert new or renewed paradigms, focuses and perspectives in the approach of the socialization processes implied in popular work, especially in what concerns the Education of Youngsters and Adults. Brazil is still one of the most backward countries in matter of education, boasting the shameful figure of about 15% of illiterates among the adult population over 15, where the illiterate does not live along the civilization and cannot progress at work or evolve socially. Aimed at understanding and interpreting Paulo Freire’s dialogic in the education of youngsters and adults, we sought in the hermeneutical phenomenology a research design which fulfilled the specificity of our subject. In the first interview, twenty accounts of students learning how to read and write delivered at the registration in the Course were listened to and, in the second interview, nineteen accounts made at the end of the course triggered by the leading question: what is it to be literate? These accounts, once submitted to phenomenological analysis, yielded the following categories: first interview – “experiencing exclusion situations”, “learning how to read and write from the reality experienced”, “overcoming the current life conditions”; second interview – “participating in the knowledge building process”, “being recognized as a subject and not an object of a social practice”, “becoming aware of the reality and its possibilities”. Afterwards, we approached each dimension of the reality-man-society relation along a phenomenological-hermeneutical...(Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent180 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPaulo Freire - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectEducação popularpt
dc.subjectAlfabetização - Jovens - Adultospt
dc.subjectPraxis (Filosofia)pt
dc.subjectMovimento de União dos Sem-Teto (MUST) - Ribeirão Preto (SP)pt
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.subjectDialogicidade freireanapt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectHermenêuticapt
dc.subjectPráxis dialógicapt
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectEducation of youngsters and adultsen
dc.subjectFreire s dialogicen
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectHermeneuticsen
dc.subjectDialogic praxisen
dc.titleA dialogicidade freireana na educação de jovens e adultospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesoares_e_dr_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000509339-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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