You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGera, Maria Zita Figueiredo [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Josiani Julião Alves de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:16Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:14Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:16Z-
dc.date.issued2004-03-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Josiani Julião Alves de. O trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociais. 2004. 100 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106101-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106101-
dc.description.abstractO trabalho do professor universitário é de vital importância para a formação integral de seus alunos. Partindo desse pressuposto, o objetivo desta investigação é conhecer a contribuição dos professores na formação de assistentes sociais considerando como eixo de análise, o que Luckesi (1990) denomina de compromisso político e compromisso pedagógico que os professores têm que desenvolver em seu trabalho. O caminho escolhido para conduzir este estudo foi o de privilegiar os sentimentos e percepções de assistentes sociais sobre o papel dos professores em suas vidas. A partir de um referencial que privilegia o humano, desenvolvemos uma pesquisa de campo com 14 assistentes sociais da região de São José do Rio Preto-SP, sendo os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas. As falas foram submetidas a análise temática de conteúdos. A pesquisa revelou que a maioria das assistentes sociais percebe de forma positiva a contribuição do trabalho do professor em sua formação pessoal e profissional, destacando o valor dos professores na facilitação desse processo graças ao compromisso político e pedagógico dos mesmos.pt
dc.description.abstractThe university teacher's work is of vital importance for the students' integral formation. Leaving of that presupposition, the objective of this investigation is to know the teachers' contribution in the social workers formation considering as analysis axis, which Luckesi (1990) denominate of political commitment and pedagogic commitment that the teachers have to develop in its work. The way chosen to drive this study was it of privileging the feelings and the social workers perceptions on the teachers' paper in its lives. Starting from a referential that privileges the human, we developed a field research with 14 social workers of the area of São José do Rio Preto-SP, being the data collected through semi-structured interviews. The speeches were submitted the thematic analysis of contents. The research revealed that most of the social workers perceives in a positive way the contribution of the teacher's work in its personal and professional formation, highlighting the teachers' value in the facilitation of that process thanks to the political and pedagogic commitment of the same ones.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent100 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectServiço social - Estudo e ensinopt
dc.subjectAssistentes sociais - Formação profissionalpt
dc.subjectProfessores universitarios - Compromisso (Ética)pt
dc.subjectProfessor universitário - Trabalhopt
dc.subjectCompromisso políticopt
dc.subjectCompromisso pedagógicopt
dc.subjectUniversity teacher - Worken
dc.subjectPolitical commitmenten
dc.subjectPedagogic commitmenten
dc.subjectSocial Serviceen
dc.titleO trabalho do professor universitário: percepções e sentimentos de assistentes sociaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_jja_dr_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000221453-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.