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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10622
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dc.contributor.authorDetregiachi, Cláudia Rucco Penteado-
dc.contributor.authorBraga, Tania Moron Saes-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:11Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:11Z-
dc.date.issued2011-02-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732011000100005-
dc.identifier.citationRevista de Nutrição. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 24, n. 1, p. 51-59, 2011.-
dc.identifier.issn1415-5273-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10622-
dc.description.abstractOBJETIVO: Planejar e aplicar um programa de orientação em nutrição, realizado por nutricionista e destinado a professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visando analisar a contribuição desse profissional no resultado do projeto Criança Saudável, Educação Dez quanto ao conhecimento dos escolares. MÉTODOS: O trabalho foi realizado em duas escolas públicas, A e B, nas quais foi desenvolvido o projeto educativo, sendo que na primeira os professores foram apoiados por um programa de orientação realizado por profissional nutricionista. Antes e depois do desenvolvimento do projeto educativo foi aplicado um instrumento para avaliar o conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição. RESULTADOS: Os escolares da Escola A apresentaram mudança significante (p<0,01) no conhecimento de alimentação e nutrição após o desenvolvimento do projeto educativo, o que não ocorreu entre os estudantes da Escola B (p>0,05). CONCLUSÃO: Os resultados obtidos sugerem que a realização de programa de orientação, prestada por nutricionistas aos professores para desenvolverem o projeto educativo, maximizou os resultados, gerando mudança significante no conhecimento dos escolares sobre alimentação e nutrição. Tais resultados apontam a importância da capacitação do nutricionista para atuar em educação nutricional, indicando que o campo pedagógico merece aprofundamento nos cursos de graduação, de modo a permitir ao aluno e futuro profissional uma compreensão alicerçada e sólida do processo educativo.pt
dc.description.abstractOBJECTIVE: In this study, a dietician planned and implemented a nutrition counseling program for first through fourth grade elementary school teachers. The objective was to analyze the contribution of this professional to the result of the project Healthy Child, Outstanding Education, regarding the students' knowledge. METHODS: The program was implemented in two public schools - A and B, in which an education project was developed. In School A, the teachers had the support of a counseling program provided by a dietician. The students' knowledge on food and nutrition was assessed before and after the implementation of the education project. RESULTS: Knowledge on food and nutrition among School A students changed significantly (p<0.01) after the implementation of the education program. This did not occur among School B students (p>0.05). CONCLUSION: The results suggest that the counseling program administered by a dietician for teachers to develop the education project maximized the results. The knowledge gained by the students on food and nutrition was significant. These results show the importance of training a dietician to provide nutrition education. The education field deserves more attention in undergraduate courses so that the student and future professional gain a solid and well-founded understanding of the education process.en
dc.format.extent51-59-
dc.language.isopor-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectNutricionistapt
dc.subjectChildrenen
dc.subjectFeed and nutritional educationen
dc.subjectEducation, higheren
dc.subjectNutritionisten
dc.titleProjeto criança saudável, educação dez: resultados com e sem intervenção do nutricionistapt
dc.title.alternativeHealthy child education project, the best education: results with and without the dietician's interventionen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial-
dc.identifier.doi10.1590/S1415-52732011000100005-
dc.identifier.scieloS1415-52732011000100005-
dc.identifier.wosWOS:000291061800005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1415-52732011000100005.pdf-
dc.relation.ispartofRevista de Nutrição-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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