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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10629
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dc.contributor.authorGalli, Juliana Ferreira Marcolino-
dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro de-
dc.contributor.authorDeliberato, Débora-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:12Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:12Z-
dc.date.issued2009-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300018-
dc.identifier.citationRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 3, p. 402-410, 2009.-
dc.identifier.issn1516-8034-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10629-
dc.description.abstractSabe-se que o tratamento fonoaudiológico de pacientes com afasia severa é limitado. A ausência de fala articulada, algumas vezes, impede o diagnóstico da afasia. O paciente grave pode não falar devido à inabilidade de articulação, como ocorre na disartria e/ou apraxia. Essa ausência de fala não permite afirmar se a linguagem está comprometida. O uso da comunicação suplementar e alternativa tem sido um método eficaz na reabilitação desses pacientes. Esse estudo visou descrever o uso da comunicação suplementar e alternativa associada a outras modalidades de linguagem (escrita, gestos), a partir do relato de dois casos de afasia. A análise dos dados foi composta por dois blocos: a introdução da comunicação suplementar e alternativa no diálogo; e o uso da leitura e escrita associado aos símbolos. A comunicação suplementar e alternativa foi um apoio para a oralidade, leitura e escrita dos pacientes.pt
dc.description.abstractIt is known that the speech-language treatment of patients with severe aphasia is limited. Sometimes the absence of articulated speech is an obstacle to diagnose the aphasia. The patient with severe aphasia might not speak due to articulation inability, as it occurs in dysarthria and/or apraxia, and the absence of speech makes it difficult for speech-language pathologists to determine whether language is also impaired. The use of augmentative and alternative communication techniques has been an effective method for the rehabilitation of these patients. The aim of this study was to describe the use of the augmentative and alternative communication in therapy associated with other modalities of language (written language, gestures), based on the report of two cases of aphasia. Data analysis had two parts: introduction of augmentative and alternative communication in dialogue; and use of reading and writing associated with symbols. The augmentative and alternative communication supported oral language, reading and writing of the patients studied.en
dc.format.extent402-410-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAfasiapt
dc.subjectFonoterapiapt
dc.subjectComunicação não verbalpt
dc.subjectRelatos de casospt
dc.subjectAphasiaen
dc.subjectSpeech therapyen
dc.subjectNonverbal communicationen
dc.subjectCase reportsen
dc.titleIntrodução da comunicação suplementar e alternativa na terapia com afásicospt
dc.title.alternativeIntroduction of augmentative and alternative communication in aphasia therapyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Fonoaudiologia-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Fonoaudiologia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-80342009000300018-
dc.identifier.scieloS1516-80342009000300018-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-80342009000300018.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.identifier.orcid0000-0002-0156-3804pt
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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