Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106323
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Junior, Arnaldo Franco [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Dias, Ellen Mariany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:35:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:38:44Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:35:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:38:44Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-05 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Ellen Mariany da Silva. Pentimento: um álbum de retratos das personae de escritor de Caio Fernando Abreu. 2010. 225 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/106323 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106323 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista o conjunto dos textos/discursos produzidos pelo escritor Caio Fernando Abreu (CFA, daqui em diante), a saber, seus contos, cartas, entrevistas, crônicas, romances, peças de teatro, prefácios às edições revistas de seus livros etc., selecionamos os textos que, de acordo com os critérios estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho, consideramos como os mais representativos. A nosso ver, é no diálogo que contempla a produção literária do escritor em seus diferentes gêneros de discurso (BAKHTIN, 2003) que podemos entrever as personae de escritor de CFA, ou seja, as representações de escritor que ele construiu para si, para os familiares e amigos, para o público em geral e para a crítica. Nossa hipótese é a de que a principal característica que particulariza a obra deste escritor no contexto literário da segunda metade do século XX no Brasil faz-se por meio de uma associação entre a apropriação e a reelaboração da voz alheia e da própria voz, procedimentos que fundamentam a construção de outros textos/discursos, a mise-en-abyme das suas personae de escritor, instâncias que se relacionam umas com as outras de maneira auto-elucidativa e ininterrupta e o pentimento, um efeito produzido a partir dos processos auto e antropofágico de CFA, que faz com que o conjunto do seu acontecimento estético seja, numa visada que o contempla como uma constelação, um mesmo e um outro. A rigor, a potência dialógica existente nos textos/discursos proferidos pelas várias personae de escritor de CFA contribuiria para a problematização dos mitos de autor, autoria, genialidade e inspiração vigentes, especialmente, no Romantismo e nas Artes de Vanguarda. | pt |
dc.description.abstract | Considering the series of texts/discourse produced by the writer Caio Fernando Abreu (CFA, from here on) namely his short stories, letters, interviews, chronicles, novels, plays, forewords of his revised books and so on, we selected the texts that according to the established criteria to the progress of this thesis were considered as the most representative ones. To our point of view it is in the dialog which contemplates the literary production of the writer in its different genders of discourse (BAKHTIN, 2003) that is possible to glimpse the personae of the writer CFA, in other words, the representations of writer that he made for himself, his family, friends, the general public and the critics. Our hypothesis is that the main characteristic particularizes the work of this writer in the literary context of the second half of the twenty century in Brazil is done by an association between the appropriation and the re-elaboration of his own voice and someone else’s voice, procedures that instantiate the making of other texts/discourses, the mise-en-abyme of his personae as writer, instance that get a long with one another in a self-elucidative and uninterrupted way and the pentimento, an effect produced by the CFA’s self and anthropophagic process, which make this work be, in a sight that contemplates as a constellation, a same and a another. Strictly speaking, the dialogic potency in the texts/discourses pronounced by several personae of writer CFA would contribute to the myths problematization of author, authorship, geniality and inspiration valid especially in Romanticism and in Vanguard Arts. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 225 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Abreu, Caio Fernando, 1948-1996. Pentimento - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | pt |
dc.subject | Análise do discurso literário | pt |
dc.subject | Discourse genders | en |
dc.title | Pentimento: um álbum de retratos das personae de escritor de Caio Fernando Abreu | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | dias_ems_dr_sjrp.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000610483 | - |
dc.identifier.capes | 33004153015P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.