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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106327
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dc.contributor.advisorSiscar, Marcos Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorAbrão, Daniel-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:45Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:45Z-
dc.date.issued2007-05-14-
dc.identifier.citationABRÃO, Daniel. Poesia e pensamento no Catatau, de Paulo Leminski. 2007. 276 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106327-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106327-
dc.description.abstractO trabalho estuda a representação do sujeito no Catatau, de Paulo Leminski, enquanto instância ficcional produzida nas relações de produção, circulação e recepção da obra, considerando suas dimensões éticas, estéticas e políticas. O livro, que elabora a fabulação da vinda de René Descartes ao Brasil da invasão holandesa no Recife, no século XVII, é considerado pela maior parte de sua recepção crítica como tributário do experimentalismo de vanguarda e do concretismo. Este estudo, entretanto, aborda a relação de produção do sujeito como trânsito de tensões históricas vividas pela sociedade nos anos 60 e 70 do século XX, momento definitivo de esgotamento do projeto das vanguardas, do projeto utópico do alto modernismo e do questionamento da primazia da técnica como fundamento da arte. Explorando as ambivalências, o sujeito no Catatau é representado numa textualidade fragmentária, também ambivalente, entre a propensão autônoma do signo e a referencialidade, entre uma prática cartesiana de linguagem e a crítica ao cartesianismo, entre o projeto da vanguarda concretista e a busca de uma literatura nova, em aberto, que superasse a tradição poética da qual era tributário. Afirma-se soberano - evidenciando a presença da figura pública do poeta como uma das vozes do texto -, no exercício da metalinguagem, na corrosão paródica e na negatividade com que canibaliza os discursos sociais, como o discurso filosófico, os provérbios populares e o discurso histórico, deixando assim entrever uma referencialidade que se deixa atravessar pelas tensões políticas de dois períodos históricos, o século XVII da invasão holandesa e no século XX os anos 60 e 70 da ditadura militar brasileira. Nos dois tempos históricos, abordados espacial e simultaneamente, o livro questiona a razão ocidental imposta aos trópicos, bem como questiona o mito da tropicalidade como construtor da identidade nacional.pt
dc.description.abstractNot available.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual do Mato Grosso do Sul-
dc.format.extent276 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLemininski, Paulo, 1944-1989 - Catatau - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt
dc.subjectPoesia brasileira - História e críticapt
dc.subjectTropicalismo (Movimento musical) - História e críticapt
dc.subjectSujeito (Literatura)pt
dc.subjectLiteratura anos 1970 - Brasilpt
dc.subjectConcretismopt
dc.subjectContraculturapt
dc.subjectExperimentalismopt
dc.subjectTropicalismo - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura marginal - Anos 1970pt
dc.subjectBrazilian literatureen
dc.titlePoesia e pensamento no Catatau, de Paulo Leminskipt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileabrao_d_dr_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000496254-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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