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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106335
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dc.contributor.advisorFernandes, Giséle Manganelli [UNESP]-
dc.contributor.advisorMedina, Manuel Fernando [UNESP]-
dc.contributor.authorMalvezzi, Maria José Terezinha-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:46Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:46Z-
dc.date.issued2010-02-25-
dc.identifier.citationMALVEZZI, Maria José Terezinha. O eco da voz chicana expressa em singulares (des)caminhos (des)contextualizados na rede pós-moderna. 2010. 358 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106335-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106335-
dc.description.abstractEsta tese analisa as obras The New World Border (1996), de Guillermo Gómez-Peña e Borderlands/La Frontera: The New Mestiza (1987), de Gloria Anzaldúa, com o objetivo de verificar como esses escritores abordam problemas de identidade enfrentados pelos Chicanos, cidadãos divididos entre as tradições de seus ancestrais e estilo de vida nos Estados Unidos. Para os autores, apenas atravessar a fronteira física México/EUA não significa necessariamente fazer travessia por completo, uma vez que as “fronteiras” culturais e econômicas são as verdadeiras divisoras entre, de um lado, os imigrantes e seus descendentes e, de outro, os americanos. Mesmo assim, os Chicanos lutam para ter voz. Anzaldúa e Gómez-Peña mostram o poder do hibridismo desses imigrantes, representado em suas escritas experimentais, misturando Inglês e Espanhol, prosa e poesia, enfatizando, assim, o rompimento de fronteiras, inclusive o de gêneros literários. A tese examina a importância da Literatura produzida pelos Chicanos, pois seus trabalhos revelam as contribuições culturais e econômicas dessa imigração para a sociedade americanapt
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze The New World Border (1996), by Guillermo Gómez-Peña, and Borderlands/La Frontera: The New Mestiza (1987), by Gloria Anzaldúa, in order to show how these writers approach identity matters faced by Chicanos in the US, since it is not easy for them to choose between keeping their traditions and living the American way of life. According to the authors, the mere act of crossing the Mexico/US border alone does not necessarily result in crossing the “frontiers” that really separate these immigrants and their offspring from Americans, that is, the cultural and economic barriers. Nevertheless, the Chicanos fight for the right to be heard. Anzaldúa and Gómez-Peña reveal the power of Chicano hybridism, represented in their experiments with language, writing in English and Spanish, prose and verse, thus emphasizing the rupture of frontiers, including that of literary genres. This dissertation addresses the importance of the literature produced by Chicanos, since their writings reveal the extent of Chicano contribution to American cultural life and societyen
dc.format.extent358 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAnzaldúa, Gloria - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectGómez Peña, Guillermo - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura americana - História e críticapt
dc.subjectPos-modernismo (Literatura)pt
dc.subjectCultural studiespt
dc.titleO eco da voz chicana expressa em singulares (des)caminhos (des)contextualizados na rede pós-modernapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemalvezzi_mjt_dr_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000610815-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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