You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJúnior, Arnaldo Franco [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Silvia de Cassia Rodrigues Damacena de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:46Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:46Z-
dc.date.issued2008-07-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Silvia de Cassia Rodrigues Damacena de. A Literatura pop de Roberto Drummond: arte pop, referencialidade e ficção. 2008. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106340-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106340-
dc.description.abstractLiteratura pop foi a designação criada por Roberto Drummond para definir um tipo de escritura que buscou romper com o conceito tradicional do fazer literário. Quatro livros fizeram parte deste projeto, o chamado Ciclo da Coca-Cola: A morte de D. J. em Paris (1975), O dia em que Ernest Hemingway morreu crucificado (1978), Sangue de Coca-Cola (1980) e Quando fui morto em Cuba (1982). Neste trabalho, buscamos mostrar a influência da Arte Pop na confecção destas obras, uma vez que o autor nunca negou ter sido este movimento artístico o alicerce de seu projeto, sobretudo em relação aos temas e procedimentos. Entretanto, Roberto Drummond não se limita a eles. Apropria-se de referências insólitas e, por meio delas, explicita as violências impostas à sociedade brasileira da segunda metade do século XX: a da ditadura militar, da indústria cultural e da cultura de massa. Num verdadeiro “jogo-de-armar” novas possibilidades, ele faz com que personalidades do mundo real interajam com personagens ficcionais, incitando o leitor a retomar referências, muitas vezes, perdidas e/ou esquecidas pelo tempo.pt
dc.description.abstractPop Literature (literarily, Pop Literature) was the name coined by Roberto Drummond to define one kind of writing that aimed to break up with the traditional concept of literary doing. This project was composed by four books, a serie known as the Coca-Cola Cycle: A morte de D. J. em Paris (1975), O dia em que Ernest Hemingway morreu crucificado (1978), Sangue de Coca-Cola (1980) and Quando fui morto em Cuba (1982). In this study we try to show the Pop Art influence in these works’ composition, considering the author never denied this artistic movement had been the foundation of his project, especially referred to themes and procedures. Nevertheless Roberto Drummond doesn’t limit himself by them; he owns remarkable references and, through them, explains the violence imposed to the Brazilian society of the second half of Twentieth century: by military dictatorship, cultural industry and mass culture. In actual building blocks of possibilities, he makes real people to interact with fiction characters, encouraging the reader to take references, sometimes lost and/or forgotten through time.en
dc.format.extent2 v. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDrummond, Roberto, 1934-2002 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura popular - Brasil - História e críticapt
dc.subjectLiteratura popular brasileria - História e críticapt
dc.subjectArte e literaturapt
dc.subjectCoca-cola cycleen
dc.subjectPop literatureen
dc.subjectPop arten
dc.subjectCultural industryen
dc.subjectMass cultureen
dc.subjectMilitary dictatorshipen
dc.titleA Literatura pop de Roberto Drummond: arte pop, referencialidade e ficçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_scrd_dr_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000592288-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.