You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDaghlian, Carlos [UNESP]-
dc.contributor.authorAissa, José Carlos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:47Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:47Z-
dc.date.issued2006-12-15-
dc.identifier.citationAISSA, José Carlos. Analogias e contrastes na poesia de Alphonsus de Guimaraens e de Edgar Allan Poe. 2006. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106347-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106347-
dc.description.abstractO propósito desta tese é o de estabelecer analogias e contrastes entre Edgar Allan Poe e Alphonsus de Guimaraens em relação aos preceitos estéticos que decidiram imprimir a sua produção poética, mormente quanto aos temas de amor (Eros) e morte (Tânatos). Procuramos demonstrar que esses matizes temáticos são trabalhados sob a angulação do góticomelancólico a fim de se atingir o sublime. Nos quatro primeiros capítulos, teorizamos sobre como o gótico, a melancolia e o sublime podem ser alinhavados poeticamente. No quinto e sexto capítulos, discutimos os modi operandi que Poe e de Alphonsus empregam nessa triangulação entre traços góticos, melancolia e o sublime. No último capítulo, valemo-nos em grande parte das teorias freudianas para demonstrar qual o resultado do jogo góticomelancólico entre Eros e Tânatos na poesia romântico-simbolista desses artistas.pt
dc.description.abstractThe intent of this study is to draw analogies and contrasts between Edgar Allan Poe and Alphonsus de Guimaraens vis-à-vis the aesthetic principles they decided to impress upon their poetic work, chiefly as far as the themes of love (Eros) and death (Thanatos) are concerned. We have endeavored to describe that these poetic overtones are addressed from a gothic-melancholic angle in order to reach the sublime. In the first four chapters, we theorize on how the gothic, melancholy and the sublime can be intertwined poetically. In the fifth and sixth chapters, we discuss the modi operandi that Poe and Alphonsus employ in this tripartite relationship of gothic motifs, melancholy and the sublime. In the last chapter, we make use of Freudian theories to a large extent so as to demonstrate the outcome of this gothicmelancholic interplay between Eros and Thanatos in the romantic-symbolist poetry of these artists.en
dc.format.extent141 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGothic poetryen
dc.subjectGuimaraens, Alphonsus de, 1870-1921pt
dc.subjectPoe, Edgar Allan, 1809-1849pt
dc.subjectLiteratura comparada - Brasileira e americanapt
dc.subjectLiteratura comparada - Brasileira e americanapt
dc.subjectPoesia góticapt
dc.titleAnalogias e contrastes na poesia de Alphonsus de Guimaraens e de Edgar Allan Poept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileaissa_jc_dr_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000489268-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.