Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Junqueira, Renata Soares [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Tscherne, Milca da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:35:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:38:49Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:35:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:38:49Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-04 | - |
dc.identifier.citation | TSCHERNE, Milca da Silva. Por um teatro novo em Portugal: a contribuição de Luiz Francisco Rebello. 2010. 145 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/106359 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106359 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a dramaturgia de Luiz Francisco Rebello (1924), a partir da conexão com alguns fatores que desencadearam a crise dramática no final do século XIX, como a dissonância entre as unidades de diálogos (relação intersubjetiva), de ação (fato) e de tempo (presente contínuo). Para Rebelo, houve também uma crise no teatro português, uma vez que o país ainda não tinha experimentado plenamente a fase de transformação, pela qual o teatro europeu passara nas primeiras décadas do século XX, e ainda se comportava, na sua percepção, como um país não integrado artisticamente à Europa. Rebello aproximou seus dramas do moderno, isto é, daquele drama que não seria mais condensado numa relação de contigüidade, em que um elemento levaria ao outro, mas constituído por descontinuidades que, afinal, lhe dariam uma unidade, tal como ocorre no cinema. Seu teatro, ao longo das encenações que recebeu, acentuou as amplas possibilidades, já previstas no texto, de se distender por meio do elemento épico, pois se organiza dentro de outras instâncias enunciativas, que não somente a dramática. Diversificou-se em formatos curiosos como polimonodrama, farsa catastrófica, teledrama, apontamento dramático, sequência dramática, espetáculo-documentário entre outras. Dentro dessas escolhas formais, persistem o elemento insólito contrapondo-se a elementos de uma cena convencional, a desaceleração na tensão ou a quebra de expectativa, a intersecção cênica entre o apresentado e o narrado ou entre tempos que se misturam numa mesma cena. A tese defende que as descontinuidades dramáticas respondem pelo status de renovador que seu teatro alcançou no panorama teatral português pós-1945 | pt |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 145 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Rebello, Luiz Francisco | pt |
dc.subject | Teatro portugues | pt |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt |
dc.subject | Drama moderno | pt |
dc.subject | Dramaturgia | pt |
dc.subject | Teoria do drama | pt |
dc.subject | Linguagem cênica | pt |
dc.title | Por um teatro novo em Portugal: a contribuição de Luiz Francisco Rebello | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | tscherne_ms_dr_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000617950 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.