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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106435
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dc.contributor.advisorEbinuma, Carlos Daniel [UNESP]-
dc.contributor.authorPassos, Renato Crucello-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:38:58Z-
dc.date.available2014-06-11T19:35:41Z-
dc.date.available2016-10-25T19:38:58Z-
dc.date.issued2009-02-13-
dc.identifier.citationPASSOS, Renato Crucello. Estudo da formação de gelo não detectável em aeronaves de transporte. 2009. 85 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106435-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106435-
dc.description.abstractOs aparecimentos de formas de gelo em superfícies primárias de uma aeronave podem causar vários problemas, dentre eles, a degradação e até a perda da controlabilidade, redução na qualidade de vôo, no desempenho, aumento do peso e etc., podendo ocasionar desde uma simples redução nas margens de segurança de vôo até a eventos catastróficos. Assim sendo, a instalação de um sistema confiável de detecção e proteção contra a formação de gelo em vôo é de extrema necessidade para a segurança de vôo quando operando em condições de formação de gelo. Com o contínuo desenvolvimento e aplicação de sistemas automatizados de detecção e proteção e motivados por recentes incidentes ocorridos em serviço, este trabalho pretende despertar a comunidade aeronáutica para o fato de que mesmo nos mais avançados sistemas, atualmente utilizados, podem ser passíveis de falhas quanto à detecção e proteção contra a formação de gelo em vôo devido à ocorrência de um fenômeno denominado “gelo não-detectável”. Fenômeno este que decorre da combinação entre condições atmosféricas, tipo de detector de gelo utilizado, tipo de aerofólio empregado no projeto da aeronave e sua configuração de vôo. Portanto, este trabalho tem por objetivo descrever a ocorrência deste fenômeno, os parâmetros que o influenciam, como e quando este gelo não-detectável ocorrerá e propor um meio de prevê-lo.pt
dc.description.abstractThe occurrence of in flight ice formation up to primary control surfaces can cause a several problems: degradation or loss of aircraft flight control, change of the flight qualities, degradation of performance, increase of weight, etc., many of them may cause either a simple flight safety's margins reduction or catastrophic events. Therefore it the installation of a reliable in-flight ice detection/protection system is of extreme importance for the continuous flight safety when the airplane is operating in ice formation. With the continuous development of automatic ice detection/protection systems and motivated by recent in-service incidents, this work intend to alert all aeronautical community that even the most advanced ice systems can be susceptible to fail on the ice detection due to the occurrence of a phenomenon named undetectable ice, phenomenon that occurs due to a combinations of factors such as: atmospheric conditions, type of ice detector used, type of airfoil employed in the wing and stabilizer profile and aircraft flight configuration. Herewith, this work has its content dedicate to the description of this phenomenon, what kind of parameters can be influence in its occurrence, how and when this undetectable ice will be occur and propose means to predict this occurrence.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent85 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAeronavespt
dc.subjectGelopt
dc.titleEstudo da formação de gelo não detectável em aeronaves de transportept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepassos_rc_dr_guara.pdf-
dc.identifier.aleph000585067-
dc.identifier.capes33004080027P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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