You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorStella, Florindo-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:39:47Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:39:47Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/762-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 47.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106835-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106835-
dc.description.abstractA estruturação dos processos cognitivos, a partir das relações do sujeito com o meio, constitui a base para a aprendizagem. Dentre os diversos processos cognitivos, a atenção representa um mecanismo imprescindível para a compreensão e incorporação de novos conteúdos. Distúrbios do processo atencional, além de comprometer a aprendizagem, estendem-se para comportamentos de hiperatividade. Os distúrbios da atenção e a hiperatividade - fenômenos intimamente correlacionados - contribuem para que o sujeito tenha dificuldades significativas em outras funções cognitivas, como linguagem, cálculo, capacidade de reconhecimento e de planejamento, habilidade de autocorreção dos comportamentos, etc. O desempenho pedagógico por parte do professor, integrado à ação interdisciplinar de outros profissionais habilitados e de familiares, constitui uma estratégia promissora na abordagem e orientação da criança com distúrbios da atenção e hiperatividade.pt
dc.description.abstractThe structure of the cognitive processes, from the relations between the citizen and the enviroment, constitutes the learning base. Amongst the diverse cognitive processes, the attention represents an essential mechanism for the understanding and incorporation of new contents. Riots of the attention process, besides compromising the learning, are extended for hyperactivity behaviors. The attention riots and the hyperactivity – intimately correlated phenomena - contribute to the significant difficulties the citizen has in other cognitive functions, as language, calculation, capacity of recognition and planning, ability of behaviors self-correction, etc. The teacher’s pedagogical performance, integrated to the interdisciplinary action of other qualified professionals and family, constitutes a promising strategy in the boarding and orientation of the child with attention riots and hyperactivity.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectDéficit de atençãopt
dc.subjecthiperatividadept
dc.subjectdistúrbios de aprendizagempt
dc.titleJoão Olha-para-o-ar e Felipe Irrequieto: distúrbios da atenção e hiperatividadept
dc.title.alternativeLook-at-the-air João and Unquiet Felipe: attention riots and hyperactivityen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2007-16-28-47-65.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.