You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Áurea Maria de-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:39:48Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:39:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/700-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 15, n. 27, 2006, p. 139.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106842-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106842-
dc.description.abstractA Educação Moral e a Educação para a Cidadania implicam na reflexão sobre qual é a sociedade que queremos. É somente a partir dessa definição que se torna possível discutir a contribuição da instituição escolar no processo de transformação social e, por conseguinte a organização de um ambiente pedagógico visando a formação do cidadão enquanto EU inserido num contexto universal propiciando as condições necessárias ao desenvolvimento de pessoas solidárias, fraternas, com capacidade de discutir, questionar, cooperar e transformar o meio em que vive. Ao estabelecer uma relação entre Educação Moral e Educação para a Cidadania estou priorizando, na ação pedagógica, o trabalho com a construção do conceito de cooperação, igualdade e justiça, conceitos estes que permitirão a compreensão e a construção, pelo sujeito, dos princípios éticos subjacentes aos direitos humanos e ao conceito de democracia enquanto pilares da organização de uma sociedade livre, igualitária e justa.pt
dc.description.abstracthe Moral Education and the Education for the Citizenship imply in the reflection on which are the society that we want. It is only from this definition that it becomes possible to argue the school institution contribution in the process of social transformation and, therefore the organization of a pedagogical environment aiming at the formation of the citizen as individual inserted in a universal context propitiating the necessary conditions to the development of solidary people, fraternity, with capacity to argue, to question, to cooperate and to transform the way where it lives. When establishing a relation between Moral Education and Education for the Citizenship I am prioritizing, in the pedagogical action, the work with the construction of the cooperation concept, equality and justice, concepts that will allow the understanding and the construction, for the citizen, of the human rights underlying ethical principles and the democracy concept while pillars of a free society organization, with equality and justice.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectcidadaniapt
dc.subjectmoralpt
dc.subjectéticapt
dc.titleEducação Moral e Educação para a Cidadaniapt
dc.title.alternativeMoral Education and Education for the Citizenshipen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2006-15-27-139-152.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.