You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTomaim, Cássio dos Santos-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:39:55Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:39:55Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/145-
dc.identifier.citationEstudos de Sociologia, v. 9, n. 16, 2004 Dossiê Octávio Ianni.-
dc.identifier.issn1982-4718-
dc.identifier.issn1414-0144-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106909-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106909-
dc.description.abstractEste artigo é uma iniciativa de destacar alguns elementos a respeito das reflexões de Walter Benjamin sobre o cinema, uma arte que, segundo o próprio autor, responde aos anseios perceptivos do homem moderno, àquele para o qual foi negada qualquer experiência. O cinema, “a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, por excelência, é, para o autor, o marco de uma nova percepção, de uma nova relação entre público e obra de arte: a percepção coletiva. O que a multidão busca não é a contemplação ou o recolhimento diante da obra de arte, mas a sua distração. Fato que o cinema, ao reproduzir em sua forma o conceito benjaminiano de “experiência do choque”, por meio das sucessivas exposições de seus fragmentos, interrompendo constantemente a associação de idéias dos espectadores, insiste em colocar em pauta, (re)afirmando o caráter de diversão da arte moderna. Entretanto, para o autor, o cinema dialeticamente responde à diversão como o instrumento adequado para uma pedagogia das multidões — por meio de uma arte emancipada, as massas também se emancipariam.pt
dc.description.abstractThis article is an initiative of presenting some elements of Walter Benjamin’s reflections about cinema, and, according to the author, it is an art that give the answers for the modern man perceptive longings, to whom any experience was denied. The cinema, “the work of art in the era of its technical reproduction”, is ultimately for the author the mark of a new perception, of a new relationship between public and the work of art: the collective perception. What the crowd searches is not the contemplation or the withdrawal in front of a work of art, but entertainment. The cinema insists on this characteristic of entertaining when it reproduces the benjaminian concept of “shock experience”, through successive exhibitions of its fragments and constantly interrupting the association of the spectators ideas, (re)affirming the character of amusement of the modern art. However, for the author, the cinema dialectically responds to the amusement as an appropriate instrument for a pedagogy of the crowds – through an emancipated art, the masses would also become emancipated.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEstudos de Sociologia-
dc.subjectCinept
dc.subjectWalter Benjaminpt
dc.subject‘The shock experience’pt
dc.subjectModernitypt
dc.subjectCinemapt
dc.subject‘Experiência do choque’pt
dc.subjectModernidadept
dc.titleCinema e Walter Benjamin: para uma vivência da descontinuidadept
dc.title.alternativeThe cinema and Walter Benjamin: a discontinuous experience of lifeen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP – Universidade Estadual Paulista/Franca - SP-
dc.description.affiliationUnespUNESP – Universidade Estadual Paulista/Franca - SP-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-4718-2004-9-16-101-122.pdf-
dc.relation.ispartofEstudos de Sociologia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.