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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106928
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dc.contributor.authorMauro, Claudia Fernanda de Campos-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:39:57Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:39:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/5129-
dc.identifier.citationRevista de Letras, v. 52, n. 1, 2012.-
dc.identifier.issn1981-7886-
dc.identifier.issn0101-3505-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106928-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106928-
dc.description.abstractEste trabalho parte do mito de Ulisses retomado por Dante e se concentra na leitura feita por Levi do canto dantesco , bem como da (re) elaboração da última aventura do herói grego no contexto da história pessoal do escritor. Trata-se de um moderno Ulisses apresentando uma visão moderna do Inferno. Em Dante, Ulisses está entre as almas condenadas a pagar eternamente seus pecados e, ao mesmo tempo, testemunhas e narradores, capazes de contar o processo da própria morte. Neste sentido, o viajante grego tornou-se , a partir da publicação da obra de memória do Holocausto escrita por Primo Levi, o símbolo do testemunho dos campos de concentração. O exemplo clássico da presença de Dante na narrativa de Levi é o capítulo XI do livro Se questo è un uomo , intitulado “Il canto di Ulisse”, onde prosa e poesia se encontram. O mito de Ulisses, que representa a exaltação do homem inteligente, ávido de conhecimento, que chega às portas do grande mistério da existência humana torna-se, em Levi, um instrumento didático. Recitar uma poesia assume, no universo do campo de concentração, o valor de um ato político e humano, uma afirmação coletiva dos valores que aquele sistema pretendia destruir.pt
dc.description.abstractThis study goes from the myth of Ulysses presented by Dante Alighieri up to Primo Levi’s reformulation of the last adventure of the Greek hero, in the context of his personal experience related to the Holocaust. It is a modern Ulysses that presents a modern vision of Hell. Dante’s Ulysses is among the souls that are convicted to pay for their sins for all eternity and, at the same time, witnesses and narrators, able to tell the process of their own death. In this sense, the Greek traveler became a symbol of the Holocaust memoirs written by Primo Levi, a symbol of the concentration camps. The chapter called Il canto di Ulisse, part of Levi’s Se questo è un uomo, is a classic example of the presence of Dante in the narrative of the Italian survivor . The myth of Ulysses is a symbol of the intelligent man on the threshold of the mystery of the human existence and, in Levi, it becomes a didactic instrument. To recite a poem assumes, in the universe of the concentration camp, the value of a political and human act, a collective affirmation of the values which that system wanted to destroy.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceRevista de Letras-
dc.subjectPrimo Levipt
dc.subjectLiteratura italianapt
dc.subjectMito de Ulissespt
dc.subjectHolocaustopt
dc.subjectItalian literaturept
dc.subjectMyth of Ulyssespt
dc.subjectHolocaustpt
dc.titleO mito de Ulisses em Se questo è un uomopt
dc.title.alternativeThe myth of Ulisses in Se questo è un uomoen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, SP – Brasil-
dc.description.affiliationUnespUNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, SP – Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-7886-2012-52-1-37-49.pdf-
dc.relation.ispartofRevista de Letras-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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