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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonseca, Débora Cristina-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:12Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:12Z-
dc.date.issued2011-06-21-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4514-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 63-83.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107066-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107066-
dc.description.abstractAdolescência, de forma geral, tem sido entendida como uma fase linear do desenvolvimento humano. Neste texto, questionamos este entendimento e trabalhamos a compreensão de adolescência, psiquismo e desenvolvimento humano mediada pelos pressupostos da teoria histórico cultural. Para esta reflexão, tomamos por referência a construção teórica e interpretativa elaborada a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com profissionais de saúde sobre os sentidos e significados de adolescência. A análise dos dados apontou o predomínio de uma visão naturalizada de adolescência, contribuindo para a invisibilidade dos sujeitos adolescentes concretos nas práticas educativas em saúde. Considerando que a Política Nacional de Atenção a Saúde do Adolescente e Jovem (2007) dispõe sobre a necessidade de práticas educativas e preventivas com esta população, entende-se que as ações precisam ser subsidiadas por um processo reflexivo sobre adolescência e desenvolvimento humano. Desta forma, as ações poderão ser mais efetivas se forem criadas possibilidades de reflexão, de modo a considerarem múltiplas variáveis no entendimento da adolescência, podendo assim, apreendê-la como construção social e não como uma etapa natural do desenvolvimento humano.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectSaúdept
dc.titleAdolescência e Subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúdept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2011-21-36-63-83.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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