You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira Lopes Paiva, Camila-
dc.contributor.authorSilva, Joyce Mary Adam de Paula e-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:15Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:52Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:15Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5898-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 23, n. 43, 2013, p. 44-61.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107107-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107107-
dc.description.abstractEste artigo discute os problemas enfrentados pelo Ensino Médio, como a dicotomia entre trabalho e formação propedêutica, juntamente com a evasão escolar, que é ainda alarmante. Para contribuir com a discussão, foram utilizadas as concepções de Gramsci (1985) sobre a escola unitária, que oferece a formação propedêutica a todos os cidadãos para a função de dirigente. A superação da dicotomia e da evasão escolar, especificamente no Ensino Médio, ao contrário do que muitos pensam, implica na substituição dessa sociedade meritocrática e individualista, na qual o sujeito é totalmente responsabilizado pelo seu sucesso e pelo seu fracasso; por uma sociedade, na qual todos os bens materiais e culturais estejam disponíveis a todos os cidadãos. Logo, a solução não está em medidas remediáveis, como o governo tem proposto, pois os problemas têm raízes mais profundas do que imaginamos. Diante disso, constatamos que a escola sozinha não fará a mudança revolucionária na sociedade, no entanto, a revolução não se fará sem a escola. Não há como superar essa sociedade alienada com ações persistentemente alienadas.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectEducação Profissionalpt
dc.subjectEvasão escolarpt
dc.titleAs polêmicas faces do Ensino Médiopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2013-23-43-44-61.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.