Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira Lopes Paiva, Camila | - |
dc.contributor.author | Silva, Joyce Mary Adam de Paula e | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:53:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:15Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:53:52Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5898 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 43, 2013, p. 44-61. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107107 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107107 | - |
dc.description.abstract | Este artigo discute os problemas enfrentados pelo Ensino Médio, como a dicotomia entre trabalho e formação propedêutica, juntamente com a evasão escolar, que é ainda alarmante. Para contribuir com a discussão, foram utilizadas as concepções de Gramsci (1985) sobre a escola unitária, que oferece a formação propedêutica a todos os cidadãos para a função de dirigente. A superação da dicotomia e da evasão escolar, especificamente no Ensino Médio, ao contrário do que muitos pensam, implica na substituição dessa sociedade meritocrática e individualista, na qual o sujeito é totalmente responsabilizado pelo seu sucesso e pelo seu fracasso; por uma sociedade, na qual todos os bens materiais e culturais estejam disponíveis a todos os cidadãos. Logo, a solução não está em medidas remediáveis, como o governo tem proposto, pois os problemas têm raízes mais profundas do que imaginamos. Diante disso, constatamos que a escola sozinha não fará a mudança revolucionária na sociedade, no entanto, a revolução não se fará sem a escola. Não há como superar essa sociedade alienada com ações persistentemente alienadas. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Ensino Médio | pt |
dc.subject | Educação Profissional | pt |
dc.subject | Evasão escolar | pt |
dc.title | As polêmicas faces do Ensino Médio | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2013-23-43-44-61.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.