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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10710
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dc.contributor.authorGimeniz-Paschoal, Sandra Regina-
dc.contributor.authorPereira, Débora Morais-
dc.contributor.authorNascimento, Edinalva Neves-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:27Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:27Z-
dc.date.issued2009-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000300010-
dc.identifier.citationRevista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 17, n. 3, p. 341-346, 2009.-
dc.identifier.issn0104-1169-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10710-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares de crianças a respeito de queimaduras em ambiente doméstico. Participaram 40 familiares de crianças menores de quatro anos, divididos igualmente em grupos intervenção e controle. Foram realizadas entrevista inicial, ação educativa com folder de queimaduras e entrevista após uma semana. As respostas foram comparadas, utilizando-se teste estatístico de Fisher. Na primeira entrevista, registrou-se 60 respostas de situações de risco no grupo controle e 62 no grupo intervenção; na segunda, aumentou para 61 e 80 indicações, respectivamente. Na primeira entrevista, 90% dos participantes do grupo controle e 80% do grupo intervenção verbalizaram acreditar que a queimadura infantil pode ser evitada; na segunda, a indicação diminuiu para 84% e aumentou para 100%, respectivamente. Este estudo mostrou a importância da orientação com folder de queimaduras em ambiente doméstico.pt
dc.description.abstractEl objetivo de esta investigación fue evaluar el efecto de una acción educativa sobre los conocimientos de los familiares de niños en lo que se refiere a quemaduras en el ambiente doméstico. Participaron 40 familiares de niños con menos de cuatro años de edad, divididos equitativamente entre un grupo control y otro de intervención. Fueron realizadas: una entrevista inicial, una acción educativa con un impreso propagandístico sobre quemaduras y una nueva entrevista después de una semana. Las respuestas fueron comparadas con la prueba estadística de Fisher. En la primera entrevista, fueron registradas 60 respuestas de situaciones de riesgo en el grupo de control y 62 en el grupo de intervención; en la segunda, aumentó para 61 y 80 indicaciones, respectivamente. En la primera entrevista, 90% de los participantes del grupo de control y 80% del de intervención dijeron creer que la quemadura puede ser evitada. En la segunda, la indicación disminuyó para 84% y aumentó para 100%, respectivamente. Este estudio muestra la importancia de la orientación usando impresos propagandísticos sobre quemaduras en el hogar.es
dc.description.abstractThis article aimed to evaluate the effect of an educative action on the knowledge of children's relatives about burns at home. Participants were 40 relatives of children under four years of age, equally divided between an intervention and control group. An initial interview was held, the educative action involved a folder about burns and, after one week, another interview took place. The answers were compared using Fisher's statistical test. In the first interview, 60 answers on risk situations were registered in the control group and 62 in the intervention group; in the second, the results increased to 61 and 80, respectively. In the first interview, 90% of the control group and 80% of the intervention group expressed the belief that childhood burns can be avoided; in the second, this indication decreased to 84% and increased to 100%, respectively. This study showed the importance of the advisory folder on burns at home.en
dc.format.extent341-346-
dc.language.isoeng-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectqueimaduraspt
dc.subjecteducação em saúdept
dc.subjectorientaçãopt
dc.subjectfamíliapt
dc.subjectquemadurases
dc.subjecteducación en saludes
dc.subjectorientaciónes
dc.subjectfamíliaes
dc.subjectburnsen
dc.subjecthealth educationen
dc.subjectorientationen
dc.subjectfamilyen
dc.titleEfect of an educative action on relatives' knowledge about childhood burns at homeen
dc.title.alternativeEfecto de una acción educativa sobre el conocimiento de los miembros de la familia relacionado con quemaduras infantiles en un ambiente domésticoes
dc.title.alternativeEfeito de ação educativa sobre o conhecimento de familiares a respeito de queimaduras infantis em ambiente domésticopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-11692009000300010-
dc.identifier.scieloS0104-11692009000300010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-11692009000300010.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Latino-Americana de Enfermagem-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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